Visualizações do blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

rafaello + metodologia

METODOLOGIA:

O registro do cotidiano é muito importante para documentação e posterior recuperação e avaliação.
Por meio dos registros das atividades em sala de aula será possível identificar descobertas, refletir sobre o desenvolvimento dos alunos, incrementar as boas práticas, criar novas idéias e refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem.


O registro é considerado uma das etapas do planejamento e é interessante reservar um período de tempo após as aulas descrever:
- como foi o desenvolvimento das atividades?
- como foi a participação dos alunos?
- quais as dificuldades encontradas?
- como as dificuldades foram superadas?
- o que foi aprendido?

Existem vários formatos de registro das atividades das aulas ou das produções dos alunos, alguns exemplos são:
- diário de bordo
- diários eletrônicos (Blogs ou Fotoblogs)
- portfólio
- caderno de anotações

Passo 1 – Apresentando o tema

Desenvolva um ou dois parágrafos relatando as origens da atividade que agora você passa a compartilhar com outros professores, baseando-se nas questões a seguir ou em outras que poderão surgir durante o exercício de recuperar a prática realizada na sala de aula.

- Como surgiu a idéia de desenvolver este projeto ou atividade?
- Esta atividade buscou suprir alguma dificuldade ou problema levantado junto aos alunos?
- Como a atividade foi planejada?
- O planejamento contou com a participação de outros professores?
- Esta atividade está alinhada com o Projeto Político pedagógico da escola?
- Esta atividade faz parte de algum projeto da Secretaria de Educação de seu Estado ou município?
- Quanto tempo durou? Quando iniciou? Está em andamento ou já foi concluída?
- Quantos alunos foram envolvidos?

Passo 2 - Pensando nos objetivos

Descreva em poucas linhas quais os objetivos do projeto e de aprendizagem.
- Quais os objetivos do projeto? O que pretende alcançar?
- Quais áreas do conhecimento podem estar relacionadas?

Passo 3 - Descrevendo o Percurso

Faça uma breve descrição do desenvolvimento das atividades. Procure assinalar as principais etapas da preparação, apresentação aos alunos, desenvolvimento e conclusão; comente os principais acontecimentos, o envolvimento dos alunos, os materiais utilizados Você pode se basear nas questões a seguir, bem como complementar com outras que julgar necessárias:

- Quais as etapas realizadas?
- Como foi a pré-operação? O que foi necessário organizar e providenciar antes do início da atividade?
- Quais os materiais utilizados?
- Como foi a apresentação da proposta aos alunos? Contou com a colaboração de outros professores ou parceiros? Como foi a aceitação da proposta?
- Quais as ações realizadas?
- Como foi o envolvimento dos alunos? Trabalharam em grupos ou individualmente? Houve colaboração?
- Quais habilidades e competências mobilizaram?
- Quais os principais resultados obtidos?

Passo 4 - Refletindo sobre a experiência

Pense sobre todo o processo vivenciado, do planejamento aos resultados atingidos. Coloque em alguns parágrafos qual sua avaliação da atividade, como foi o envolvimento dos alunos, dos parceiros e da escola?

- Foram realizadas avaliações ao longo do percurso? Como influenciaram as ações que se seguiram? Foram realizadas avaliações pelos alunos?
- Os objetivos traçados inicialmente foram atingidos?
- O que você repetiria? O que não faria mais?
- Quais os impactos na comunidade escolar?
- Quais as lições aprendidas? Quais as curiosidades? Quais as descobertas?

Passo 5 - Referências bibliográficas

As referências bibliográficas são importantes para que os leitores possam identificar quais os autores principais balizam suas prática e suas reflexões. Ela é fundamental. É como um laboratório que permite outras reflexões e aprofundamentos.
Quais as referências (livros, artigos, sites da Internet,) utilizadas no decorrer do trabalho?
Textos, imagens, vídeos, sites utilizados com os alunos durante as aulas também devem ser citados.

viagem Uberaba janeiro/25

  FUNDAÇÃO 1820 (204 anos) / Emancipação 1836 *chegada, tour à noite pelas ladeiras e ruas de paralelepípedo, repouso chegada linda, pela SA...