Visualizações do blog

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Zamboni - pesquisa em arte

"Assim, o que é uno e distinto hoje não o era em épocas passadas, e nada garante que o será no futuro." P.11

René Descartes (La Haye en Touraine31 de março de 1596 – Estocolmo11 de fevereiro de 1650 ) foi um filósofofísico e matemático francês. Durante a Idade Moderna, também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.
Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou ageometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, foi também uma das figuras-chave na Revolução Científica.
Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que, a partir de Descartes, inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna. Décadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britânicas um movimento filosófico que, de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e David Hume.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Descartes
"Ele parte de quatro conceitos básicos: evidência, divisão, ordem e enumeração."  
"Tudo deve ser ordenado" P.12
"O que está além ou aquém da razão não pode ser entendido porque foge da análise racional feita pela parte do cérebro destinada a tal fim." 
"Tudo o que é suscetível de conhecimento é passível de ser formulado em pensamento do tipo matemático." 
"O pensamento cartesiano é racionalista por conjugar, rigorosamente, a unidade da razão com a unidade do saber e com a unidade do método" (KUJAWSKI, 1969) P.13

Gilberto de Mello Kujawski

Gilberto de Mello Kujawski
Formado em Filosofia e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Gilberto de Mello Kujawski foi colaborador do “Jornal da Tarde” e do “O Estado de S. Paulo” por 36 anos e mantém um site próprio. O filósofo tem diversos títulos publicados como: “Fernando Pessoa, o outro” (Vozes, 1979) e “O Ocidente e sua sombra” (Letrativa, 2002). Kujawski é especialista em cultura, política, literatura, sociologia e história.

Fonte: http://www.institutomillenium.org.br/author/gilberto-de-mello-kujawski/

viagem Uberaba janeiro/25

  FUNDAÇÃO 1820 (204 anos) / Emancipação 1836 *chegada, tour à noite pelas ladeiras e ruas de paralelepípedo, repouso chegada linda, pela SA...