Visualizações do blog

domingo, 3 de maio de 2009

citação



1. Definições de Citação:
1.1 Citação: Menção de uma informação extraída de uma fonte.
1.1.2 Citação de Citação: Citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.
1.1.3 Citação direta: Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.
1.1.4 Citação indireta: Texto baseado na obra do autor consultado.
1.2. Localização:
As citações podem aparecer:
a) no texto;
b) em notas de rodapé.
1.3. Tamanho da citação:
A forma de apresentação da citação difere, conforme o tamanho da citação.
1.3.1 Se a citação tem menos de três linhas, vai no corpo do parágrafo, entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.
Exemplos:
Segundo kowaski (2003, p.67):"Assim sendo esse interpretante é imaginado como cúmplice, isto é, alguém que valoriza o Ocidente e que é capaz de sensibilizar-se com o apelo de lealdade aos seus ideais."
OU
O sujeito destinatário construído pelo sujeito comunicante, corresponde ao interpretante, ou auditório, na linguagem retórica, constitui-se enquanto brasileiro que a priori refutariam a alternativa de posicionar-se ao lado do Oriente, como aconteceu com Cuba. "Assim sendo, esse interpretante é imaginado como cúmplice, isto é, alguém que valoriza o Ocidente e que é capaz de sensibilizar-se com o apelo de lealdade aos seus ideais." (KOWASKI, 2003, p. 67). 2
Observação: A indicação bibliográfica vem após a pontuação e fechamento de aspas, seja ponto, vírgula, ponto e vírgula, etc.
1.3.2 Se tem mais de três linhas, deve ser destacada do texto com recuo de 4cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem aspas.
Exemplo:
Um problema é um hiato entre o que temos e o que queremos ter. Na ação retórica, um retor [o comunicador] confronta um público que percebe, entende, ou acredita de um jeito e [este mesmo comunicador] quer que esse público perceba, compreenda ou acredite de outro jeito. O problema retórico é um conceito abrangente que inclui todos os obstáculos enfrentados por comunicadores. (CAMPBELL apud HALLIDAY, 1987, p. 15).
Observação: Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas, ou seja, Caixa Alta).
1.3.3 Devem ser indicadas as supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques, do seguinte modo:
a) supressões: [...]
b) interpolações, acréscimos ou comentários: [ ]
c) ênfase ou destaque: grifo ou negrito ou itálico.
Exemplo:
"[...]os valores promovidos pelas multinacionais em sua ideologia [...] não eram [e não são] vistos monoliticamente como um bem inquestionável e incondicional." 3
DESTAQUES
São dados destaques a títulos de livros, periódicos, filmes, músicas, quadros, etc.
• Nomes científicos de espécies entram em itálico.
Exemplo: Streptococus canis.
• Palavras em outras línguas, também em itálico.
Exemplo:a priori, persona grata, etc..
2. SISTEMA NUMÉRICO
As citações devem ter numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos (1, 2, 3,...), para todo o capítulo ou parte. Não se inicia a numeração da citação a cada pagina. O número (nota de rodapé) vem depois da pontuação final.
Exemplo: Diz Rui Barbosa: "Tudo é viver, previvendo."1
2.1. SISTEMA AUTOR DATA
Neste sistema a indicação da fonte é feita pelo sobrenome do autor ou pela instituição responsável ou, ainda, pelo título de entrada, até o primeiro sinal de pontuação, seguido da data de publicação do documento e da(s) pagina(s) da citação, separados por vírgula e entre parênteses.
Exemplos:
No texto:
"Os livros de administração costumam focar a função dentro das organizações. E poucos deles aceitam sua função social." (DRUCKER, 2002, p.28).
Na lista de referências:
DRUCKER, Peter Ferdinand. O melhor de Peter Drucker: a administração. Tradução Arlete Simille Marques. São Paulo: Nobel, 2002.
No texto:
Iudícibus (2000, p. 31) com muita propriedade nos lembra, ao comentar sobre a origem da Contabilidade, que esta "é tão antiga quanto o homem que pensa. [...] é tão antiga quanto o homem que conta [...]."
Na lista de referências:
IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da Contabilidade. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2000.