Visualizações do blog

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

exposição Portinari trabalho e jogo

Portinari para todas as idades
Obras do artista ganham espaço na galeria de arte do Sesc

A exposição itinerante “Portinari: Trabalho e Jogo” poderá ser visitada a partir de amanhã, em Uberlândia, onde permanece até 1º de outubro na galeria de artes do Sesc. Criada em 1993 para destacar as festas populares e as brincadeiras de crianças, um dos temas preferidos de Portinari em seus trabalhos de pintura, a exposição traz reproduções fotográficas de desenhos, gravuras e pinturas do acervo do Museu Chácara do Céu, do Rio de Janeiro, parceiro na difusão das obras do artista, considerado um dos maiores pintores brasileiros.

Por meio de vídeos e fotografias o público tem a oportunidade de conhecer o lado pessoal do pintor, além de registros dos momentos em que se dedicava às artes. A mostra pretende atrair, principalmente as crianças e os adolescentes.

Para facilitar e despertar no público infantil e adolescente o gosto pela obra do pintor foram desenvolvidos dois cadernos. O primeiro intitulado “Cada Um No Seu Lugar” é destinado a crianças a partir de 3 anos. O segundo, “Cores, Formas e Técnicas Artísticas” foi desenvolvido para quem para a faixa etária de 7 a 12 anos de idade.

Vídeos

Seis vídeos serão apresentados durante a exposição itinerante “Portinari: Trabalho e Jogo”, enquanto ela estiver na galeria do Sesc, em Uberlândia, até 1º de outubro. Por meio das projeções, os visitantes permitirão um acesso ainda maior à vida de Portinari : “O mundo da gravura”, “O Menino de Brodósqui”, “Projetando Portinari”, “Portinari: drama e poesia”, “Imaginário Portinári” e “Portinholas”.


Local: Sesc – Rua Benjamim Constant, 844 – Aparecida
Entrada franca
Visitação:de 09/09 até 01/10 das 10h às 18h no Sesc
Agendamento de visitas monitoradas com Paula Borela e Ligia: 3212-9099