INSTALAÇÃO SONORA
DURAÇÃO 7min45
versão 2010
A abertura das exposições acontece neste sábado dia 20 de novembro às 10h30. A visitação pública acontede de 22 de novembro a 20 de dezembro, de segunda a sexta-feira de 8h30 as 17h.
Local:
Vivian é o título de uma instalação sonora criada a partir de uma experiência de emprego de uma jovem artista plástica num callcenter. Na exposição o visitante se depara com um texto plotado e colado na parede, uma mesa pequena com dois bancos e dois headphones conectados a um mp3 player que repete a gravação inventada. Desse modo, a instalação comporta até dois ouvintes simultaneamente.
Nessa gravação a artista simula um atendimento de telemarketing onde sua imaginação foge do controle quando escuta do outro lado, a voz de uma mulher.
Enquanto está atendendo, Vivian - codinome da artista - fala (pensamentos em voz alta) o que não está programado no script padrão do atendimento: seus desejos e impulsos sexuais latentes, fala quase erótica. Longe do contexto inicial da conversa, esse assunto surge através da falta de um contato real com suas clientes, pois o espaço da distância entre cliente-atendente se tornou insuportável após 3 anos de um trabalho repetitivo e impessoal.
Se antes a imaginação de Vivian era bloqueada pelas normas de funcionamento da empresa, aqui ela tem a liberdade de expressão que acompanha suas vontades humanas.