Visualizações do blog

quarta-feira, 25 de março de 2015

Warburg, nosso fantasma

Abraham Moritz Warburg mais conhecido como Aby Warburg (Hamburgo13 de junho de 1866 —26 de outubro1929) foi um historiador da arte alemão, célebre por seus estudos sobre o ressurgimento do paganismo no renascimento italiano.
Ficou conhecido também pela Biblioteca referencial que levava seu nome, e que reunia uma grande coleção sobre ciências humanas e que, ao ser transferida para Londres em 1933, tornou-se a base para a constituição do Instituto Warburg.

Albrecht Dürer, A morte de Orfeu, 1494. Tinta sobre papel. (P. 26) DIDI-HUBERMAN

Ernst Hans Josef Gombrich (Viena30 de março de 1909 — Londres3 de novembro de 2001) foi um dos mais célebres historiadores da arte do século XX, especialmente por seus estudos sobre orenascimento.
É o autor de um dos livros mais populares dentre os adotados pelas instituições de ensino de História da Arte, em vários países: The Story of Art (A História da Arte), publicado pela primeira vez em 1950em Londres e, desde então, com numerosas reedições e traduções.

Johann Joachim Winckelmann (Stendal9 de Dezembro de 1717 — morreu perto de Trieste8 de Junho de 1768) foi um historiador de arte e arqueólogo alemão. Era um Helenista e foi o primeiro a estabelecer distinções entre arte Grega, Greco-Romana e Romana, o que seria decisivo para o surgimento e ascensão do neoclassicismo durante o século XVIII. Winckelmann foi também um dos fundadores da arqueologia científica moderna e foi o primeiro a aplicar de forma sistemática categorias de estilo à história da arte. É geralmente considerado o pai da história da arte.1