Visualizações do blog

sábado, 28 de março de 2015

Ranciere p.11

"OS REFORMADORES DO TEATRO REFORMULARAM A OPOSIÇÃO PLATÔNICA ENTRE KHOREA E TEATRO COMO OPOSIÇÃO ENTRE A VERDADE DO TEATRO E O SIMULACRO DO ESPETÁCULO".

"SIGNIFICA QUE O "TEATRO" É UMA FORMA COMUNITÁRIA EXEMPLAR. IMPLICA UMA IDEIA DA COMUNIDADE COMO PRESENÇA PARA SI, OPOSTA À DISTÂNCIA DA REPRESENTAÇÃO".

Abtei im Eichwaldóleo sobre tela deCaspar David Friedrich.

Romantismo Alemão surge num contexto de resistência ao movimento Iluminista francês. A crítica é ao modo excessivamente racionalista e materialista de conceber o homem e o mundo que gera reduções positivistas. Por isto, o combate ao excessivo racionalismo e submissão ao método, que são características da filosofia analítica.
Esta forma de pensar (filosofia da linguagem), que é característica de um dos principais autores da filosofia da linguagem romântica alemã teve, entre outras, conseqüências para o pensamento político.Herder afirmou o caráter próprio de um período histórico ou civilização. Seriareducionista a atitude de procurar regras universais. Para explicar o pensamento de um povo é preciso se situar no momento histórico particular daquela sociedade. A Herder se atribui as noções relacionadas ao nacionalismohistoricismo e Volksgeist (espírito da nação), bem como se ressalta a sua liderança na "romântica revolta" contra o racionalismo e a fé na onipotênciado método científico.

"REFORMA DO TEATRO SIGNIFICAVA ENTÃO RESTAURAUÇÃO DE SUA NATUREZA DE ASSEMBLEIA OU DE CERIMÔNIA DA COMUNIDADE".

Erwin Friedrich Maximilian Piscator (Greifenstein17 de Dezembro de 1893 — Starnberg30 de Março de 1966) foi um diretor e produtor teatral alemão que, junto com Bertolt Brecht, foi um dos expoentes do teatro épico, um gênero que privilegia o contexto sócio-político do drama.

"O TEATRO É UMA ASSEMBLEIA NA QUAL AS PESSOAS DO POVO TOMAM CONSCIÊNCIA DE SUA SITUAÇÃO E DISCUTEM SEUS INTERESSES, DIZIA BRECHT APÓS PISCATOR."