Visualizações do blog

domingo, 5 de abril de 2015

p. 32 - Ranciere O espectador emancipado

"...o reino sem limite da exposição comercial, o horror niilista do modo de vida pequeno-burguês de hoje...nesse processo de exibição de signos de distinção governado pela exibição comercial."

Niilismo (do latim nihil, nada) é um termo e um conceito filosófico que afeta as mais diferentes esferas do mundo contemporâneo (literaturaarteciências humanas, teorias sociais, ética e moral). É a desvalorização e a morte do sentido, a ausência de finalidade e de resposta ao “porquê”. Os valores tradicionais depreciam-se e os "princípios e critérios absolutos dissolvem-se".

"Portanto, o artista crítico sempre se propõe produzir o curto-circuito e o choque que revelam o segredo ocultado pela exibição das imagens."


Peter Sloterdijk (Karlsruhe26 de Junho de 1947) é um filósofo alemãoEstudou Filosofia, Germanística e História em Munique e Hamburgo.
Desde a publicação de Crítica da razão cínica (Kritik der zynischen Vernunft, 1983) é considerado um dos maiores renovadores da filosofia atual. Em 2004 encerrou sua trilogia Esferas (Sphären), cujos primeiros volumes haviam sido publicados em 1998 e 1999. Interessado na mídia, dirigiu e apresentou com Rüdiger Safranski o Quarteto filosófico (Das philosophische Quartett), programa cultural da cadeia de televisão estatal alemã ZDF, isso até 13 de maio de 2012. O programa havia durado praticamente dez anos. Fonte: Wikipédia

"Conforme sua descrição, o processo da modernidade é um processo de antigravitação.