Visualizações do blog

domingo, 12 de julho de 2015

referências Adriana Varejão- inhotim escola

https://www.youtube.com/watch?v=sfWRBGRiWYE





Theodor de Bry (Liège1528 – Frankfurt27 de março de 1598) foi um ourives e editor de Liège que se tornou especialista em gravuras de cobre. Nascido na Bélgica, logo fugiu para a Alemanha fugindo de perseguições religiosas de católicos espanhóis. Viveu também na Inglaterra, onde expôs seus trabalhos sobre a exploração donovo mundo. Entre suas obras, está uma muito conhecida no Brasil que retrata um ritual de canibalismo dos índios tupinambás na então colônia portuguesa.

LILIA MORITZ SCHWARCZ

Nasceu em 1957, em São Paulo. É professora titular no Departamento de Antropologia da USP e Global Scholar na Universidade de Princeton (EUA). Seu livro As barbas do imperador - D. Pedro II, um monarca nos trópicos ganhou o prêmio Jabuti de Livro do Ano, em 1999. Além deste, publicou também: O espetáculo das raçasO sol do Brasil (prêmio Jabuti de melhor biografia, 2009), D. João carioca - história em quadrinhos sobre a chegada da Corte portuguesa ao Brasil, em coautoria com Spacca -, entre outros e Um enigma chamado Brasil, com André Botelho (prêmio Jabuti ciências sociais, 2010). Dirigiu a coleção História do Brasil Nação em seis volumes, (Objetiva/ Fundação Mapfre), sendo três volumes indicados para o Jabuti.

Frans Janszoon Post (Leyden1612 — Haarlem1680) foi um pintor dos Países Baixos.
Junto com Albert Eckhout, é considerado o mais relevante artista neerlandês a serviço de Nassau na comitiva que o acompanhou ao Nordeste do Brasil em meados do século XVII.


Sistema de castas Colonial


Os dezesseis combinações de teclas:
1. espanhol com indígena: mestiço
2. Mixed com o espanhol: Eu castizo
3. Castizo com o espanhol: Espanhol
4. espanhol preto: mulato
5. Mulato em espanhol: Moorish
6. Moorish para espanhol Chinesa
7. chinês com a Índia: pula de volta
8. Ir para trás com mulato: Lobo
9. lobo chinês: Gíbaro ou Jíbaro
10. Gíbaro ou Jíbaro com mulato: Eu albarazado
11. Albarazado preto: cambujo
12. cambujo com a Índia: sambiaga (zambiaga)
13. Sambiago com lobo: calpamulato
14. calpamulato com cambuja: tente no ar
15. Tente no ar com mulato: eu não entendo
16. Eu não entendo com a Índia: se vira.
Os termos de sistema de castas colonial do sistema de castas indiano são denominações historiografia do sistema social laminado que buscava impor aos possessões espanholas da América ("as Índias" ou o "Novo Mundo") Uma ordembaseada na desigualdade étnica . Uma formado hierarquia social dominado no topo pelos "espanhóis" (espanhóis e crioulos, uma minoria de potentados cada vez mais exclusivos foi formada como aristocracia colonial origem europeia e " branco ", sem prejuízo da limpieza de sangre ), e sob elas, poder político, econômico e prestígio de longo alcance, "índios" (ou "naturais" nativos americanos ) e "negra" (da África através do comércio de escravos em " preto ") . Em posições intermediárias, uma multidão heterogênea de situações miscigenação . Cada categoria, teoricamente fechada para a mobilidade social , caracterizada por uma situação socioeconômica especializada, ligada à sua identidade racial socialmente reconhecido e ainda teve sua representação em uma pintura de gênero ( casta pintura ). O Agrupamento decastas também existe em outras sociedades. As semelhanças com o sistema de castas na Índia não são muito rigorosos
.

SANTA LUZIA

Peter Carl Fabergé (São Petersburgo30 de maio de 1846 — Lausana24 de setembro de 1920) foi um joalheirorusso de origem franco-dinamarquesa.
Os ovos Fabergé são obras-primas da joalharia produzidas por Peter Carl Fabergé e seus assistentes no período de 1885 a 1917 para os czares da Rússia. Os ovos, cuidadosamente elaborados com uma combinação de esmalte, metais e pedras preciosas, escondiam surpresas e miniaturas encomendados Peter Carl Fabergée oferecidos na Páscoa entre os membros da família imperial. Disputados por colecionadores em todo o mundo, os famosos ovos de Páscoa criados pelo joalheiro russo são admirados pela perfeição e considerados expoentes da arte joalheira.




ovos de Fabergé


Alexandre Rodrigues Ferreira (Cidade da Bahia , 27 de abril de 1756 — Lisboa23 de abril de 1815) foi um naturalista português.
Empreendeu uma extensa viagem que percorreu o interior da Amazônia até ao Mato Grosso, entre 1783 e 1792. Durante a viagem, descreveu a agricultura, a fauna, a flora e os habitantes locais. É considerado um dos maiores naturalistas luso-brasileiros.
MITOLOGIA YANOMAMI

VIROLA

Outros nomes: iàquí, hacudufa, epená, nyakuana, yaca, yala, yato. Os tucanos chamam a virola de paricá.
img
Arvore nativa da Colômbia, peru, Sul da Venezuela e noroeste da Amazônia brasileira. A resina avermelhada que escorre da casca, quando sua casca é arrancada, contém, entre seus princípios ativos, alta concentrações de triptaminas, principalmente a DMT, além de miristicina, óleo também encontrado na noz moscada.
Depois de extraída, coada e fervida, durante horas, a resina é trasnformada numa pasta que é colocada para secar, sendo em seguida pulverizada até se obter uma espécie de rapé, ao qual são misturadas cinzas vegetais. Entre os índios da Amazonia, este rapé é de uso exclusivo do feiticeiro ou xamã, que consome a droga em rituais mágicos, aspirando-a a través de um tubo. Ao ingerir o pó, o xamã mergulha num sono profundo e agitado, repleto de visões e sonhos, acompanhados por gritos e murmúrios, enquanto as mensagens dos espíritos são cuidadosamente anotadas por um assistente que o acompanha em seu transe.





TINTAS POLVO

Polvo é o nome do conjunto de tintas idealizado e criado por Adriana. O ponto de partida para a criação deste trabalho foi uma pesquisa de campo elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 1976. Normalmente, o censo oficial brasileiro classificaria as pessoas em cinco grupos diferentes de acordo com sua cor de pele: branco, preto, vermelho, amarelo e pardo. Naquele ano, no entanto, a pesquisa domiciliar introduziu uma questão em aberto: "Qual é a sua cor?". O resultado foram 136 termos, alguns deles inusitados, cujos significados são muito mais figurativos do que literais. A artista selecionou os 33 termos mais exóticos, poéticos ou vinculados a uma interpretação especificamente brasileira de cor como suposto social, e a partir deles criou as suas próprias tintas a óleo baseadas em tons de pele. Assim, surgiram as cores ‘Fogoió’, ‘Enxofrada’, ‘Café com leite’, ‘Branquinha’, ‘Burro quando foge’, ‘Cor firme’, ‘Morenão’, ‘Encerada’ e ‘Queimada de sol’, entre outras.

O resultado mais imediato desse processo é um objeto de arte - uma caixa com 33 tubos de tinta e cuidadosa tecnologia industrial, em versão bilíngue (múltiplo com tiragem de 200 exemplares). Varejão também apresenta uma série de pinturas, intituladas Polvo Portraits (China Series), elaboradas a partir dessas tintas, montadas formando um grande painel.  As pinturas são retratos da própria Adriana, porém não são exatamente autorretratos, já que foram executadas por pintores retratistas, sob encomenda. O caráter autoral, porém, é resgatado a partir das intervenções e reinterpretações dadas pela artista. A cor da pele permanece neutra, acinzentada, mas a imagem é complementada por uma série de pinturas faciais de caráter geometrizante e inspiração indígena feitas com as 33 coresPolvo. Acompanhando os retratos há pinturas circulares abstratas que trazem somente tabelas de cores com tons de peles das tintas.