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segunda-feira, 3 de agosto de 2015

economia da cultura em época de crise

palestra de Ana Carla Fonseca Reis na UFU, Campus Santa Mônica!

link: https://www.youtube.com/watch?v=LsxDQKsl4u4

economia da cultura em época de crise
economia nasceu da filosofia moral, não é so métricas
pouco discutido no Brasil
ciclo perverso, espiral negativa
perda de GPS
usar economia da cultura como estratégia de desenvolvimento
degringolada das bolsas, despencada. touro em NY - símbolo da bolsa de valores de NY, símbolo do poder capitalista financeiro no mundo
finanças continuam ditando as regras do mundo?
Índia e China
detroit - sede indústria automobilística mundial, 2ª guerra mundial, queda da produção por causa dos envolvimentos bélicos, 2 milhões de habitantes > 800 mil. cidade semi deserta vivendo um conto de fadas. abandono de bairros. como superar a crise? busca de parcerias público-privadas, programas de atração e retenção de jovens talentos, guerra = investimento cultural e especulação imobiliária
brasil - abertura
o mundo deixa de ser linear e passa a ser circular, todo mundo tem que ganhar. não temos mais um mundo onde um ganha e o outro perde
pablo capilé - hoje em dia até pra ser egoísta a gente tem que pensar no outro
perpetuar soluções infrutíferas resolve algo?
2007 brasil:pib alto, renda percapta 9º economia mais rica do mundo, dívida externa das exportações, taxa de desemprego alta, gastos do governo, carga tributária uma das mais altas do mundo.coeficiente de GIRI: desigualdade de distribuição de renda. cereja e vermelho fogo Brasil. EUA não está muito bem, será que é esse modelo que queremos seguir?
A cultura pode ser a base de uma estratégia de desenvolvimento socioeconômico? SIM
ONU - setores indústrias criativas, bebe cultura, artesanato, cultura. contribui pro PIB. EUA 11% (1 trilhão 250 bilhões de dólares), gerar $ e gerar empregos. FILIPINAS e MÉXICO 11%. 1 kg de algodão exportado pelo Brasil = 1 dólar/ 1 kg de confecção = 20 dólares/ 1 kg de moda = 70/80 dólares (pitada de cultura = fermento)
D.O.M. 50 melhores restaurantes do mundo. diferenciais: fetuccinni de pupunha, robalo com grãos e castanhas brasileiras, tucupi e tapioca. tecnologia gastronômica. local, tradicional, única.
ranking interbrands. marcas mais valorizadas no mundo.coca, ibm, microsoft, ge, nokia, intel, mc donalds, google, disney. a valoração do intangível cultural é uma adaptação metodológica.
o potencial econômico da cultura se concretiza por combustão espontânea?
precisamos ter condições pra que o talento
duplo fluxo da economia da cultura (bens e serviços - preço). educação e treinamento (valor)
último mestre de ofícios entrou em extinção igual o meio ambiente. por falta de opção econômica as pessoas deixam de seguir uma carreira cultural.
democracia de difusão. 85% salas de cinema estão em conglomerados de mídia.
70% da música está concentrada.
funil (gargalo). demanda = hábito e interesse
não assito BBB. você não assiste? você é um alienado.outdoor BBB, no ônibus BBB, no trabalho BBB.
condução aburda sobre o que as pessoas vão consumir ou deixar de consumir culturalmente.
se eu consumo isso por que a pessoa vai produzir aquilo?
preço - valores
qual é o preço disso? 3 milhões. que isso? esse cara não tem noção, isso não vale o que custa.
o outro exemplo do contrário: pulseira maravilhosa custa 2 reais mas se você levar 3 eu faço as 3 por 4 reais. não tem noção. ele não sabe o valor do que está vendendo.
se a gente não alinhar mais preço e valor a gente vai continuar tendo problemas. por que as pessoas que produzem esses valores culturais possam sobreviver economicamente disso.
temos a consciência, os instrumentos e a vontade de encarar um novo paradigma?
toda crise acontece em cima de uma lógica em que estamos, saber ajustar para a nova lógica
requisitos para uma mudança de trajetória
-fluxo histórico
-fluxo entre setores (caleidoscópio da cultura): cultura é transversal
-fluxo de bens e serviços culturais
-fluxos de interesses convergentes
revolução industrial: vida manufatureira inglesa. economista inglaterra. economia política da arte.simplesmente não é possível o desing (inovação, criatividade, pensar diferente). sem observação e experiência não há design. condições para expressar seu potencial. john ruskin meados século 19.
relatório de competitividade em viagem e turismo Brasil 49º lugar. Segurança 120º lugar. qualidade dos portos, estradas, infraestrutura. competitividade de preço taxa aeroportuária do Brasil mais alta do mundo. sustentabilidae ambiental.
o que puxa pra cima: recursos culturais 12º e recursos naturais 3º. como estamos explorando isso?
cultura e outros setores
1945 termina a guerra
1946 ministro dos EUA e França fazem acordo. anistia da dívida e 35 anos para pagar o empréstimo. abrir sala de cinema para filmes que eu quiser durante 3 semanas por mês.bilheterias, filmes, novelas, televisão, corte de cabelo da atriz, veículos culturais de bens culturais.
audiovisuais: filme extrangeiro pagamos pra ver.
1953-2007: o que gera pra gente essa conta de serviços visuais. saldo negativo em milhões de dólares ano após ano.queda livre. 2007: 450 milhões de dólares de défict. investir em cinema não é jogar dinheiro fora. investir em cinema. não só produção mas distribuição também.filmes mais vistos no Brasil. quantidade de semanas que ficou em exibição. número de cópias ou salas em que foi exibido. público pagante (bilheteria). preço médio 8 reais. quanto podia captar, quanto captou, custo unitário.lei rouanet. filmes que conseguiram ter mais captação com bilheteria do que com verba pública. 8% de municípios com salas de cinema.
alguma coisa tem que mudar. ser difícil não significa ser impossível.
negociação com spielberg realça nova força de hollywood. 1% da população indiana vai ao cinema todos os dias. produzem 2 vezes mais que os EUA. 2000 filmes sendo produzidos por ano conta 400,500 em hollywood.
trocando conhecimento, mercado e financiamento.
9ª marca DISNEY. empresa privada? não. 1928 mickey mouse tempo de proteção de 56 anos, depois domínio público. depois passou pra 70 anos. proteção de obras intelectuais. fazer canequinha com mickey mouse. prorrogado até 2023. indústria Disney conseguiu isso levantando dados. por isso a importância de indicadores.
parte da costa da África, registrou o nome Quikoy. uma empresa britânica registriou o nome. foram 2 anos litígio internacional pra derrubar a conceção desse nome.foi tempo e foi dinheiro. Quênia. paradoxos mundias. fluxos mundiais. teoria e prática. tentativa de cupuaçu, rapadura, cachaça. conceção do nome Quikoy.Quenianas terem que pagar pra empresa britânica o que era feito nas comunidades tradicionais do Quênia.
nas comunidades tradicionais quem tem acesso a educação? quem sabe como funciona? quem consegue resitrar e quem tem grana pra registrar?
exemplo prático professora escultura. obra no Porto de Santos. comemoração da chegada do primeiro navio japones no Brasil. centenário da imigração o governo japonês fez uma cópia dessa escultura e cunhou nas moedas. simplesmente esqueceu de dar os créditos.a moeda já tinha sido cunhada quase em circulação. o governo japonês derreteu todas as 8mil moedas. e recunhou com outra imagem. não fizeram nenhum acordo.
em 1997 reino unido fez uma força-tarefa do governo. tony blair. indústrias criativas privadas. 13 reuniões. documento do ministério das indústrias criativas do reino unido.representação hoje: talento criativo individual. setores econômicos. série de ações com prazos determinados.
cultura + economia, emprego. a pessoa se forma mas não tem emprego. 280 milhões de reais de recursos públicos comprometidos em todos os departamentos do governo (cara da pessoa) . articulando entre capacitação e emprego.
conscientizar acerca do seu potencial.
visão de cadeia, não investir só em produção > distribuição > demanda
levantar dados sistematizados, indicadores
sociedade capitalista, fato da vida. números.
visão interdisciplinar
envolvimento dos agentes
capacitação
não existe um curso de economia no Brasil que ofereça, ainda que como matéria eletiva Economia da Cultura.