Visualizações do blog

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

imigrantes muçulmanos na europa - Ali Behdad - leitura sistematizada

behdadaliBehdad, Ali
Professor and Chair
Humanities 191
Tel: 310.825.4173
Fax: 310.267.4339
http://www.english.ucla.edu/all-faculty/173-behdad-ali


Collège de France é um estabelecimento de ensino superior fundado em Paris pelo rei Francisco I de França, em 1530, para atender a um pedido do erudito Guilherme Budé.
A instituição não se confunde com universidade ou centro de pesquisa, pois, ainda que ofereça dezenas de cursos e seminários, são todos de livre frequência e sem direito a diplomas oficiais.
Fundado com o nome Collège Royal, teve diferentes nomes (Collège des trois languesCollège NationalCollège Impérial), antes de receber seu nome atual em 1870.

Formado em Letras Clássicas em 1939 e Gramática e Filosofia em 1943 na Universidade de Paris, fez parte da escolaestruturalista, influenciado pelo lingüista Ferdinand de Saussure. Crítico dos conceitos teóricos complexos que circularam dentro dos centros educativos franceses nos anos 50. Entre 1952 e 1959 trabalhou no Centre national de la recherche scientifique - CNRS.
Barthes usou a análise semiótica em revistas e propagandas, destacando seu conteúdo político. Dividia o processo designificação em dois momentos: denotativo e conotativo. Resumida e essencialmente, o primeiro tratava da percepçãosimples, superficial; e o segundo continha as mitologias, como chamava os sistemas de códigos que nos são transmitidos e são adotados como padrões. Segundo ele, esses conjuntos ideológicos eram às vezes absorvidos despercebidamente, o que possibilitava e tornava viável o uso de veículos de comunicação para a persuasão.
Escreveu um estudo sobre Jules Michelet que foi publicado em 1954.
CONVÍVIO SOCIAL >  RITMO > MODOS IDIORRÍTMICOS DE  VIDA > ESTEREÓTIPOS > HARMONIA SOCIAL ENTRE EUROPEUS E ALTERNOS > DIVISÃO DO ESTEREÓTIPO NA EUROPA DO PÓS-GUERRA: PROFUNDO OCULTAMENTO DO RELACIONAMENTO DA EUROPA COM SEUS IMIGRANTES.
TERMO IMIGRANTE: TRABALHADORES MIGRANTES, CONVIDADOS, REFUGIADOS, ESTRANGEIROS SÃO USADOS PARA DESCREVER VÁRIAS COMUNIDADES DE IMIGRANTES, COM O PROPÓSITO DE ESCAMOTEAR A TEXTURA IMIGRANTE DA EUROPA
MANEIRA COMO OS IMIGRANTES MUÇULMANOS SÃO PERCEBIDOS E REPRESENTADOS PELOS POLÍTICOS, POLITÓLOGOS E NA MÍDIA EM TODA A EUROPA OCIDENTAL
COEXISTÊNCIA HARMONIOSA?
RELACIONAMENTO DO CONTINENTE COM SEUS IMIGRANTES MUÇULMANOS > MODELO DE HOSPITALIDADE  > OBSCURECE A ECONOMIA DA IMIGRAÇÃO, A HISTÓRIA DO COLONIALISMO EUROPEU E UM RACISMO PROFUNDAMENTE ENRAIZADO
"De maneira mais específica, a alegação de hospitalidade, por parte da Europa, nega as práticas cotidianas de hostilidade." "Emprego o conceito de amnésia para exprimir uma forma de escamoteação que NEGA CERTOS FATOS HISTÓRICOS e simultaneamente produz uma tomada de consciência PSEUDO-HISTÓRICA SOBRE O PRESENTE." P.303

Muçulmano é todo o indivíduo que adere ao Islão, uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Maomé, e que recebeu revelações do Arcanjo Gabriel. Além disso, os muçulmanos também dão ênfase aos dogmas da oraçãojejum no mês de Ramadã, peregrinação em Meca e o estudo do Alcorão.

RELACIONAMENTO DA EUROPA COM SEUS IMIGRANTES: CONTEXTO COLONIAL
FRANÇA, PAÍSES BAIXOS, INGLATERRA: IMIGRANTES VINDOS DAS PÓS-COLÔNIAS - IGNORAM OS EFEITOS DESSA HISTÓRIA


Étienne Balibar (AvallonYonne23 de abril de 1942) é um filósofo e professor universitário francês. Até 2002, ensinou Filosofia Política e Moral na Universidade Paris Oeste Nanterre La Défense (antes Universidade Paris X -Nanterre), da qual é professor emérito .
Atualmente leciona francêsitaliano e Literatura Comparada e é professor associado do departamento de Antropologiada Universidade da Califórnia em Irvine, nos Estados Unidos. Foi também professor visitante do Departamento de Francês e Filologia Românica da Universidade Columbia




Professor Max Silverman

Professor of French


+44 (0)113 343 3486
Summary: Cultural memory, trauma and violence; colonial and post-colonial theory and cultures; immigration, race, nation and citizenship; representations of the city.
http://www.leeds.ac.uk/arts/profile/20043/178/max__silverman
REVOLUÇÃO NEO-INDUSTRIAL EUROPA OCIDENTAL APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: IMPORTAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA DO IMIGRANTE VINDO DO NORTE DA ÁFRICA E DA TURQUIA. INGLATERRA, FRANÇA, PAÍSES BAIXOS E ALEMANHA: SOCIALMENTE MARGINALIZADOS  E A  ELES SE NEGA PLENA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA
Stanley Cohen (23 de Fevereiro de 1942, África do Sul) foi um sociólogo e escritor, consagrado no campo dacriminologia crítica, tendo sido a ele creditado o termo “pânico moral”, usado em estudo publicado em 1972 – Folk Devils and Moral Panics -, em que analisa os meios de comunicação de massas do Reino Unido e a reação social ao fenômeno “Mods e Rockers” na década de 1960. Sua obra engloba os escritos sobre a teoria criminológica, asprisões, o controle social, a política de justiça criminal, delinquência juvenilmídia de massa, crime político e violações dos direitos humanos.
Foi membro fundador do Centro de Estudos de Direitos Humanos da London School of Economics (LSE), bem como o mais proeminente membro do Centro Mannheim de Criminologia e Justiça Criminal.

NEGAÇÃO CONTEMPORÂNEA: FILTRO PERCEPTUAL E ALGUM CONHECIMENTO É DESCARTADO. - UMA PRETENSA TOLERÂNCIA - DISCIPLINAMENTO E POLICIAMENTO DOS IMIGRANTES MUÇULMANOS POR UMA REDE CONTINENTAL DE APARATOS DE ESTADO.

DEPOIS DO 11 DE SETEMBRO: RETÓRICA DA ILEGALIDADE E TRANSGRESSÃO + MEDO AO TERRORISMO - AMPLIAÇÃO DO PODER DISCIPLINAR PELA UNIÃO EUROPÉIA. IMIGRANTES SÃO ENCARADOS COMO UMA AMEAÇA POLÍTICA E SUJEITOS À VIGILÂNCIA, INTERROGATÓRIOS, ENCARCERAMENTO E DEPORTAÇÃO

Edward Wadie Said ( Jerusalém1 de Novembro de 1935 - Nova Iorque25 de Setembro de 2003) foi um dos mais importantes intelectuais palestinoscrítico literário e activista da causa palestina.
Sua obra mais importante é Orientalismo, publicada em 1978 e traduzida em 36 línguas. que é considerada como um dos textos fundadores dos estudos pós-coloniais.








ESTRUTURA DA DESQUALIFICAÇÃO: ORIENTALISMO NO PLANO DISCURSIVO E IDEOLÓGICO. DISCURSOS TEMPERADOS COM ESTEREÓTIPOS ORIENTALISTAS, NO MODO COMO RETRATAM OS IMIGRANTES MUÇULMANOS (ESTILÍSTICA)

IDEOLOGICAMENTE E DISCURSIVAMENTE TRIBUTÁRIOS DO ORIENTALISMO: CONTÉM IDEOLOGIAS DE ETNOCENTRISMO, PROGRESSO E RAÇA. DIFERENCIAR OS EUROPEUS DOS MAOMETANOS.

VÉU: METÁFORA ELOQUENTE NO PLANO CULTURAL E POLÍTICO. SIGNIFICANTE DA OPRESSÃO E DO ATRASO RELIGIOSO DAS MULHERES MUÇULMANAS. 

HEJAD ISLÂMICO reafirma uma relação hierárquica e civilizatória entre Europa e seus imigrantes muçulmanos

Hijabe ou hijab (do árabe: حجاب, translit. ħijāb, 'cobertura'; "esconder os olhar"; pron.[ħiˈdʒæːb]) é o conjunto de vestimentas preconizado pela doutrina islâmica. No Islã, o hijab é o vestuário que permite a privacidade, a modéstia e a moralidade, ou ainda "o véu que separa o homem de Deus". O termo "hijab" é, por vezes, utilizado especificamente em referência às roupas femininas tradicionais do Islã, ou ao próprio véu.
hijab é usado pela maioria das muçulmanas que vivem em países ocidentais. A depender da escola de pensamento islâmica, o hijab pode se traduzir na obrigatoriedade do uso da burca, que é o caso do Talibã afegão, até apenas uma admoestação para o uso do véu, como ocorre na Turquia. Na atualidade, o hijab é obrigatório na Arábia Saudita e naRepública Islâmica do Irã, além de governos regionais noutros países, como na província indonésia de Achém.
1989: 3 estudantes norte-africanas  foram expulsas da escola por se recusarem a tirar seu hejab islâmico, numa cidade perto de Paris. "l'affaire du foulard" - O CASO DO VÉU: espaço crítico para estabelecer uma clara delimitação entre aquilo que é europeu e o que é muçulmano.
EUROPEU: secular, progressista, livre, democrático, igual e racional
MUÇULMANO: religioso, atrasado, despótico, não democrático, desigual, irracional
2004: lei na França e poder judiciário na Alemanha: baniu o HEJAB islâmico nas escolas.
"O Islã é obscurantista e anti-racional, ao passo que a República secular fundamenta-se nos princípios racionalistas do Iluminismo."MAX SILVERMAN, P.112
PARTIDOS RADICAIS DE DIREITA: VÉU - INSTRUMENTO ÚTIL PARA DECLARAR E JUSTIFICAR SUAS POSIÇÕES ANTIMUÇULMANAS. O VÉU COMO SISTEMA DE ROTULAÇÃO SIMBÓLICA E MATERIAL, REVELA-SE ÚTIL POLITICAMENTE, CULTURAL E ECONOMICAMENTE.

Minoo Moallem is Professor of Gender and Women’s Studies  at University of California at Berkeley. She was Chair of Gender and Women’s Studies Department at Berkeley from 2008-2010. Her academic specialties are transnational and postcolonial feminist studies , religious nationalism and transnationalism, consumer culture, immigration and diaspora studies, Middle Eastern Studies and Iranian cultural politics and diasporas. She is best known for her work on Islamic nationalismand fundamentalism as byproducts of colonial modernity and modernization of patriarchies.


EXISTE NA FRANÇA UM RACISMO CULTURAL

The Guardian é um jornal britânico fundado em 1821 . Até 1959 era conhecido como The Manchester Guardian, nome pelo qual ainda é referido algumas vezes nos Estados Unidos. É controlado pela fundação Scott Trust através doGuardian Media Group. A circulação diária entre julho e dezembro de 2004 foi de 345.000 cópias.
Adotou o formato berlinense desde 2005, mais reduzido que o formato standard. Manteve, entretanto, o uso de cores na publicação. Circula de segunda a sábado, com uma média diária de 283.063 cópias em Março de 2010. De acordo com seu editor, sua versão online é o segundo jornal de língua inglesa mais lido do mundo, perdendo apenas para o New York Times.
A PROIBIÇÃO DO USO DOS LENÇOS DE CABEÇA: UMA ORDEM SIMBÓLICA QUE PODEMOS DENOMINAR COLONIAL  - ORDEM COLONIAL.
OPOSIÇÃO BINÁRIA: COLONIZADOR E COLONIZADO > rearticulada como CIDADÃO EUROPEU E IMIGRANTE MUÇULMANO
ERA COLONIAL: VÉU - RELAÇÃO PATERNALISTA: DISCURSO DO RESGATE.
Bernard-Henri Lévy (Béni-SafArgélia5 de novembro de 1948), conhecido em França como BHL, é um escritor francês.

"A maneira mais eficaz de liberar as jovens muçulmanas da França não era excluí-las das escolas, mas sujeitá-las ao republicanismo e ao secularismo franceses."

Na mídia popular, em toda a Europa Ocidental, histórias sensacionalistas sobre norte-africanos que espancam, queimam, estupram e matam jovens muçulmanas para reforçar os códigos muçulmanos relativos ao modo de trajar criaram um  consenso cultural sobre a necessidade de resgatar e libertar as mulheres muçulmanas da garra opressora de seus pais despóticos e de seus irmãos fanáticos.

FATORES SOCIAIS CONCRETOS QUE TÊM IMPEDIDO OS IMIGRANTES MUÇULMANOS DE SE INTEGRAREM: discriminação racial, altas taxas de desemprego, oportunidades educacionais inadequadas.


Gilles Kepel (born 30 June 1955) is a French political scientist and specialist of the Islam and contemporary Arabworld.He is Professor at Sciences Po Paris and member of the Institut Universitaire de France.
MEMBRO DA COMISSÃO QUE CRIOU A LEI FRANCESA BANINDO OS SÍMBOLOS RELIGIOSOS DAS ESCOLAS.

"A QUESTÃO NÃO É UM PEDAÇO DE PANO." GUERRA AO VÉU = GUERRA AO TERROR
2ª METÁFORA ORIENTALISTA: ASSOCIAÇÃO DO ISLÃ COM TERRORISMO E VIOLÊNCIA.

tendência mais ampla no Ocidente, de ligar a identidade muçulmana ao fanatismo e ao terrorismo: REMONTA AOS PRIMEIROS TEMPOS DO ENCONTRO COLONIAL DA EUROPA COM O ORIENTE MÉDIO E O NORTE DA ÁFRICA.

A ISLÃFOBIA NA EUROPA DATA DA IDADE MÉDIA E DA PRIMEIRA PARTE DO RENASCIMENTO.

orientalismo = discurso de poder

O Islã tem sido visto inicialmente como se fosse uma coisa monolítica e, em seguida, com especial hostilidade e medo.

TÍTULOS DE ARTIGOS JORNALÍSTICOS revelam uma visão monolítica do que é o Islã e um profundo antagonismo em relação ao Islã, estereotipado como religião violenta, antidemocrática, incompatível com a cultura e a sociedade orientais.

EURÁBIA = EUROPA + ARÁBIA

Irmandade Muçulmana ou "Fraternidade Muçulmana" , literalmente "Sociedade de Irmãos Muçulmanos", conhecida popularmente apenas como "A Irmandade") é uma organização islâmica radical, que atua em cerca de 70 países e que pretende "retomar" os ensinamentos do Corão, rejeitando qualquer tipo de influência ocidental.
A Irmandade Muçulmana, que luta para estabelecer a sharia (leis do islamismo) como base para governos, é considerada a precursora do fundamentalismo islâmico contemporâneo, que, a partir de cisões, deu origem a grupos mais violentos como o Hamas e a al-Qaeda , e tem o objetivo de unificar os países de população muçulmana  e opõe-se às tendências seculares de algumas nações islâmicas (ex: TurquiaLíbanoEgitoMarrocos) assim como rejeita as influênciasSufi e o chamado "islamismo moderado".
Ela tem origem na mesma seita islâmica radical uaabitasunita, base da sociedade da Arábia Saudita e que inspirou amilícia dos talibãs e a rede terrorista Al-Qaeda.
Fundada em 1928 no Egito, com o objectivo de libertar a pátria islâmica do controle dos estrangeiros e infiéis (kafir) e estabelecer um estado islâmico unificado. Duas figuras exercem uma influência poderosa sobre o pensamento da Irmandade: o seu fundador Hassan al-Banna e o escritor Sayed Outb.
O lema da organização é: "Allah é o nosso objetivo, Maomé é o nosso líder, a jihad é nosso caminho. Morrer no caminho de Allah é nossa maior esperança."
O seu símbolo heráldico são: duas espadas de ouro sob o Alcorão com o slogan "Prepare-se".
Hizb ut- Tahrir em portuguêsPartido da Libertação) é uma organização internacional sunita pan-islâmica cujo objetivo é que todos os países muçulmanos se unifiquem em um único estado islâmico ou califado, regido por lei islâmica, e com um califa chefe de Estado eleito por muçulmanos.Inclusive o grupo condenou os bombardeios ao EIIL em 2014.

Tablighi Jamaat: Sociedade para a difusão da fé) é um Islâmica movimento religioso baseado no princípio da "Obra dos Profetas", convidando a Deus na maneira de Muhammad. O movimento foi iniciado em 1927 por Muhammad Ilyas al-Kandhlawi na Índia, que era o sonho de seu professor Rasheed Ahmad Gangohi. Destina-se principalmente a Tablighi reforma espiritual, trabalhando no nível da base, chegando a Muçulmanos de todo espectro social e econômico para trazê-los de acordo com o entendimento do grupo do Islã. 
Tablighi Jamaat veio como um desdobramento do movimento Deobandi. Seu início é indicado para ser uma resposta aos valores morais deterioração percebidos e uma suposta negligência de aspectos do Islã. Expandiu do local ao nacional de um movimento internacional, e agora afirma ter mais de 20 milhões de seguidores em mais de 210 países. 
Tablighi Jamaat mantém uma estatura não-afiliação em matéria de política e fiqh (jurisprudência). Embora Tabligh Jamaat surgiu a partir da sub-escola Deobandi na fiqh Hanafi, nenhuma em particular interpretação do Islã foi aprovado desde o início do movimento já que o Alcorão e Hadith a partir do qual várias denominações derivam sua autoridade são considerados um e imutável. Tabligh Jamaat reivindicou para evitar a mídia eletrônica e tem enfatizado uma comunicação pessoal para proselitismo. Embora proeminentes personalidades Tablighi como Tariq Jameel apresentam em uma extensa gama de vídeos da Internet e muitas vezes aparecem na TV. Os ensinamentos de Tabligh Jamaat são expressos na abordagem dos "Seis princípios" apresentado por Muhammad Ilyas.
Tabligh Jamaat atraiu a atenção do público e da mídia significativo quando anunciou planos para a maior mesquita da Europa a ser construído em Londres, Reino Unido. Afirma-se a rejeitar a violência como meio para a evangelização. Tablighi Jamaat acredita que os muçulmanos estão em um estado constante de espiritual Jihad no sentido de luta contra o mal, a arma de escolha é Dawah (proselitismo) e que as batalhas são ganhas ou perdidos no "coração dos homens."

Olivier Roy (nascido em 1949) é professor do Instituto Universitário Europeu em Florença, Itália. Ele foi anteriormente um diretor de pesquisa do Centro Nacional francês de Pesquisa Científica (CNRS) e professor tanto para a Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS) e do Institut d'Études Politiques de Paris (IEP). De 1984 a 2008, ele atuou como consultor para o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês. Em 1988, Roy serviu como um Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Socorro no Afeganistão (UNOCA) consultor. A partir de Agosto de 1993, serviu como Roy especial OSCE representante paraTajiquistão até Fevereiro de 1994, altura em que ele foi escolhido como chefe da missão da OSCE no Tajiquistão, uma posição que manteve até Outubro de 1994.
Roy recebeu um "Agregação" em Filosofia e mestre em persa língua e civilização, em 1972, a partir das Francês Institut National des Langues et Civilizações Orientais. Em 1996, ele recebeu seu PhD em Ciência Política do IEP.
Roy é o autor de numerosos livros sobre assuntos, incluindo o Irão, Islamismo, política asiática. Estas obras incluem Globalizado Islã: A busca de uma nova ummah, de hoje Turquia:?. Um Estado europeu e as ilusões de 11 de setembro Ele também faz parte do conselho editorial da revista acadêmica Levantamento da Ásia Central.
Seu livro mais conhecido, L'Echec de l'Islam politique (1992) (A falha do Islã Político) (1994), é um texto padrão para os alunos do islamismo político.
Roy escreveu amplamente sobre a agitação civil de 2005, em França, refutar a sugestão de que a violência foi de inspiração religiosa.
Seu livro Laicidade Confronta Islam (Columbia, 2007) oferece uma perspectiva sobre o lugar do Islã na sociedade secular e olha para as diversas experiências de imigrantes muçulmanos no Ocidente. Roy examina como os intelectuais muçulmanos tornaram possível para os muçulmanos a viver em um mundo secularizado, mantendo a identidade de um "verdadeiro crente".

Centre national de la recherche scientifique, mais conhecido pela sigla CNRS, é o maior organismo público francês de científico de pesquisa. Legalmente, é um caráter científico e tecnológico público (EPST), sob asupervisão administrativa do Ministério da Educação Nacional, do Ensino Superior e da Investigação.
Fundada pelo Decreto de a fim de "coordenar as actividades dos laboratórios para obter um maior retorno de investigação científica," o CNRS foi reorganizada depois da Segunda Guerra Mundial e, em seguida, orienta significativamente para a base de pesquisa.
Em 2009, empregava cerca de 30.000 pessoas 26 100 permanentes (11.700 pesquisadores e 14.400 engenheiros,técnicos e administrativos) e 4000 contratual. O seu orçamento anual é decerca de 3,4 bilhões de euros, incluindo 800 milhões em recursos próprios O CNRS é ativa em todos os campos doconhecimento através de unidades de investigação em 1100 e certificada Serviço a maioria das quais são geridas com outras estruturas (universidades, a outra EPST, colégios, indústrias, etc.) quatro anos sob a forma administrativa de "unidades de investigação conjuntas".
CNRS rosto oitavo do mundo eo líder europeia no ranking mundial "Webometrics", que mede institutos de pesquisa visibilidade web. CNRS enfrentar pela primeira vez no mundo de acordo com o SCImago instituto que integra instituições de pesquisa e universidades em seu ranking com base, entre outros sobre a produção científica, o número de citações, a colaboração internacional, da base Scopus incluindo mais de 18.000 revistas científicas. É o segundo maior contribuinte para a revista Nature em 2010
De acordo com uma pesquisa realizado pela Sofres para Sciences Po, CNRS francês benefício a partir de um nível de confiança de 90%, bem antes de a polícia (71%), o Governo (31%), o Presidente da República (35%) e partidos políticos (23%), e em segundo lugar apenas depois de a família (97%).
CONCEITO MONOLÍTICO DO ISLÃ: FÉ UNIVERSAL E RADICAL. ASSOCIAÇÃO DOS POVOS DO ORIENTE MÉDIO E O TERRORISMO. ASSOCIAÇÃO ENTRE O ISLÃ RADICAL E OS IMIGRANTES MUÇULMANOS NA EUROPA. ALEGAÇÕES PSEUDOCIENTÍFICAS SOBRE A RADICALIZAÇÃO IDEOLÓGICA DA JUVENTUDE MUÇULMANA NA EUROPA A QUAL, COMO CONVERTIDOS NEOFUNDAMENTALISTAS, "PROPORCIONA UM TERRENO FÉRTIL PARA RECRUTADORES AO ISLÃ RADICAL" P.309

Al-Qaeda árabeO alicerce ou A base) é uma organização fundamentalista islâmica internacional, constituída por células colaborativas e independentes que visam reduzir a influência não-islâmica sobre assuntos islâmicos.
São atribuídos à Al Qaeda diversos atentados a alvos civis ou militares na África, no Oriente Médio e na América do Norte, nomeadamente os ataques de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque, em Washington, aos quais o governo norte-americano respondeu lançando a Guerra ao Terror e em Paris, contra a sede do jornal Charlie Hebdo. Seu fundador, líder e principal colaborador seria Osama bin Laden. A estrutura organizacional da Al-Qaeda e a ausência de dados precisos sobre seu funcionamento são fatores que dificultam estimativas sobre o número de membros que a compõem e a natureza de sua capacidade bélica.
Diversos aspectos relacionados à rede são objetos de controvérsias.
Há quem considere o seu radicalismo se deve ao facto de estar sobe a influência do Wahhabismo, aquele que mais parece inspirar os seus ideais religiosos .
"Que um requintado pesquisador de uma renomada instituição retrate os imigrantes muçulmanos de modo tão orientalista é revelador de um amplo e problemático consenso sobre a ligação entre a imigração e o radicalismo islâmico na mídia, e entre os analistas políticos e o público em geral na Europa." " Os Estados e as comunidades nacionais, na União Européia, funcionam em PARCERIA para manter um consenso sobre a crise da imigração (muçulmana) e a necessidade de regulamentá-la e restringi-la." P.309-310

SENTIMENTO ANTIIMIGRANTE: POLÍTICOS NACIONALISTAS DE DIREITA E TAMBÉM CENTRISTAS E ESQUERDISTAS

"Enquanto a figura do muçulmano imigrante propicia um significante de atraso e inferioridade, através do qual é construída uma identidade/cidadania européia civilizada e esclarecida, a regulamentação jurídica e administrativa da imigração, produzida de maneira colaborativa com as exigências políticas e econômicas de cada nação, habilita a soberania coletiva da União Européia como uma comunidade política e cultural." "A dificuldade de imaginar uma sociedade harmoniosa se apresenta na questão de um profundo OCULTAMENTO DO MODO COMO OS ESTEREÓTIPOS ORIENTALISTAS TÊM PRODUZIDO UM CONSENSO CULTURAL CONTRA O ISLÃ, CAPACITANDO O ESTADO A IMPOR RITMOS ESTRITOS ÀS VIDAS COTIDIANAS DOS IMIGRANTES MUÇULMANOS."P.310