O balonismo é um esporte aéreo praticado com um balão de ar quente. O esporte que proporciona ao praticante a sensação de ficar mais próximo do céu possui adeptos em todo o mundo, no Brasil tem ganhado popularidade.
A existência do balonismo data cerca de dois mil anos. A primeira tentativa de vôo com um balão de ar quente no Brasil foi feita pelo padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão, em 1709.
Em razão da evolução das técnicas de vôo, a utilização do balão se tornou mais segura para aqueles que se aventuram no esporte.
O nascimento do balonismo ocorreu no ano de 1783, quando dois irmãos franceses, Etiene e Joseph Montgofier, realizaram o primeiro teste com um balão. O vôo foi um sucesso e visto por quase toda a população de Paris da época.
O primeiro vôo de balão no Brasil aconteceu no ano de 1885. Em 1987 foi fundada a Associação Brasileira de Balonismo (ABB), entidade máxima do esporte no Brasil.
Atualmente existem campeonatos do esporte do por todo o mundo. Algumas das provas de balonismo são: Fly In, Fly On, Caça à Raposa, Key Grab.
De acordo com o campeão brasileiro de balonismo, Rubens Kalousdian, o esporte pode ser praticado por qualquer pessoa. Mas é restrito a um pequeno grupo de pessoas, devido o equipamento ser caro. Os melhores locais para a prática do balonismo são as grandes planícies.
O balão é divido em algumas partes independentes, tais como: envelope, maçarico, cilindro, cesto. O combustível utilizado pelos balões é o propano. A ventoinha é utilizada para encher o balão com ar frio.
Fonte:
https://mundoeducacao.uol.com.br/educacao-fisica/balonismo.htm
https://travelskyway.com/?gad_source=1&gad_campaignid=23048528877&gbraid=0AAAAADJ6aSr-b9KOkViTQ1yafVbjOAGqr&gclid=CjwKCAjw3tzHBhBREiwAlMJoUhXvr3DHWqsyz_PV0-JXE-sA9bogamOHN7XtaMw6oB_OALo-ZqyD0BoCAn8QAvD_BwE
A alta temporada na Capadócia é durante o verão, do fim de junho ao fim de setembro.
Na Capadócia, com certeza o diferencial está na topografia incomparável, nas pedras em forma de chaminé de fada, nos montes coloridos entremeados por vales. O espetáculo fica ainda mais completo com a grande quantidade de balões que sobrevoam ao mesmo tempo, salpicando o horizonte com um colorido único!
O passeio ocorre em um balanço tão suave que a gente nem se lembra que está a bordo de um balão de ar quente.
Os balões decolam antes dos primeiros raios do sol. O horário da atividade também varia conforme a época do ano. Em junho, o sol nasce às 5h15.
A van do passeio passa para nos buscar às 4h. E, pontualmente nesse horário, de van, vamos em direção a um campo aberto em Göreme.
O pouso é muito tranquilo e a cesta do balão pousa exatamente em cima do reboque da empresa, que levaria todo o equipamento de volta à cidade. No desembarque, havia uma mesa posta com tacinhas e espumante para um breve brinde. O piloto tirou foto com os passageiros e entregou um certificado de voo.