Visualizações do blog

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Cuide de você>>>> Sophie Calle


Da universalidade da dor de amor à subjetividade da arte


104 mulheres, fora duas marionetes e uma papagaia, interpretam uma carta de rompimento que Sophie Calle recebeu, do seu então namorado Gregoire Bouille, e dão forma à dor da artista. Cuide de você, exposição no SESC Pompéia, traz interpretações textuais, traduções da carta em braile, código Morse, estenografia, código de barras e outras linguagens gráficas, além de retratos de cantoras e atrizes atuando, e filmes que registram interpretações-performance da carta
"Recebi uma carta de rompimento.E não soube respondê-la.Era como se ela não me fosse destinada.Ela terminava com as seguintes palavras: “Cuide de você”.Levei essa recomendação ao pé da letra.Convidei 107 mulheres, escolhidas de acordo com a profissão,para interpretar a carta do ponto de vista profissional.Analisá-la, comentá-la, dançá-la, cantá-la. Esgotá-la.Entendê-la em meu lugar. Responder por mim.Era uma maneira de ganhar tempo antes de romper.Uma maneira de cuidar de mim."(Sophie Calle)
Exibida pela primeira vez na Bienal de Veneza, em 2007, e, a seguir na França, no Canadá e nos Estados Unidos, Cuide de Você é um trabalho que não distingue ficção da realidade. A artista francesa, Sophie Calle, sempre predisposta a exceder seus pudores, já foi stripper em um clube no bairro de Pigalle, em Paris, e depois performer. No final da década de 70 sua atuação também incluiu outros campos de atuação como literatura, cinema, instalação e textos em série para jornal diário.
Para palpitar sobre a carta, Sophie convidou advogada, adolescente, atrizes, cantoras, consultora de etiqueta e protocolo, criminologista, jogadora de xadrez, mãe, mágica, psicanalista, vidente e muitas outras mulheres com pontos de vista diferentes.