Visualizações do blog

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Meio Ambiente


********A questão ambiental, a educação como elemento indispensável para a transformação da consciência ambiental, pontos polêmicos no debate ambiental, visões do ensinar e aprender em educação ambiental;

********Abordagem mais pedagógica com conteúdos que podem ser utilizados nas escolas e ao final alguns anexos para aprofundamento da leitura:

A Educação Ambiental não deve se constituir numa disciplina. Por “ambiente” entende-se não apenas o entorno físico, mas também os aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos inter-relacionados. O debate dos problemas ambientais em especial nos meios de comunicação às vezes levam à veiculação de algumas imagens distorcidas sobre as questões relativas ao meio ambiente, criando uma esfera sensacionalista de discussão do tema, a meu ver.

Em geral a indagação que fica é: como é possível, dentro das condições concretas da escola, contribuir para que os jovens e adolescentes de hoje percebam e entendam as conseqüências ambientais de suas ações nos locais onde vivem?

Programa de Educação Ambiental e a metodologia da pesquisa-participante



De fato no mundo de hoje de super população e alto consumo, é indispensável que façamos o esforço para manter as pessoas em contato com a Terra: sua beleza e mistérios. Quando fazemos isso, sintonizamos nossos sentimentos mais refinados com as qualidades especiais da natureza: sua paz e beleza; sua energia e grandiosidade; seu mistério e maravilha. Essas práticas ajudam as pessoas a experimentar um profundo sentimento de alegria, serenidade e de pertencimento ao mundo natural.