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quarta-feira, 5 de agosto de 2009

rafaello + metodologia

METODOLOGIA:

O registro do cotidiano é muito importante para documentação e posterior recuperação e avaliação.
Por meio dos registros das atividades em sala de aula será possível identificar descobertas, refletir sobre o desenvolvimento dos alunos, incrementar as boas práticas, criar novas idéias e refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem.


O registro é considerado uma das etapas do planejamento e é interessante reservar um período de tempo após as aulas descrever:
- como foi o desenvolvimento das atividades?
- como foi a participação dos alunos?
- quais as dificuldades encontradas?
- como as dificuldades foram superadas?
- o que foi aprendido?

Existem vários formatos de registro das atividades das aulas ou das produções dos alunos, alguns exemplos são:
- diário de bordo
- diários eletrônicos (Blogs ou Fotoblogs)
- portfólio
- caderno de anotações

Passo 1 – Apresentando o tema

Desenvolva um ou dois parágrafos relatando as origens da atividade que agora você passa a compartilhar com outros professores, baseando-se nas questões a seguir ou em outras que poderão surgir durante o exercício de recuperar a prática realizada na sala de aula.

- Como surgiu a idéia de desenvolver este projeto ou atividade?
- Esta atividade buscou suprir alguma dificuldade ou problema levantado junto aos alunos?
- Como a atividade foi planejada?
- O planejamento contou com a participação de outros professores?
- Esta atividade está alinhada com o Projeto Político pedagógico da escola?
- Esta atividade faz parte de algum projeto da Secretaria de Educação de seu Estado ou município?
- Quanto tempo durou? Quando iniciou? Está em andamento ou já foi concluída?
- Quantos alunos foram envolvidos?

Passo 2 - Pensando nos objetivos

Descreva em poucas linhas quais os objetivos do projeto e de aprendizagem.
- Quais os objetivos do projeto? O que pretende alcançar?
- Quais áreas do conhecimento podem estar relacionadas?

Passo 3 - Descrevendo o Percurso

Faça uma breve descrição do desenvolvimento das atividades. Procure assinalar as principais etapas da preparação, apresentação aos alunos, desenvolvimento e conclusão; comente os principais acontecimentos, o envolvimento dos alunos, os materiais utilizados Você pode se basear nas questões a seguir, bem como complementar com outras que julgar necessárias:

- Quais as etapas realizadas?
- Como foi a pré-operação? O que foi necessário organizar e providenciar antes do início da atividade?
- Quais os materiais utilizados?
- Como foi a apresentação da proposta aos alunos? Contou com a colaboração de outros professores ou parceiros? Como foi a aceitação da proposta?
- Quais as ações realizadas?
- Como foi o envolvimento dos alunos? Trabalharam em grupos ou individualmente? Houve colaboração?
- Quais habilidades e competências mobilizaram?
- Quais os principais resultados obtidos?

Passo 4 - Refletindo sobre a experiência

Pense sobre todo o processo vivenciado, do planejamento aos resultados atingidos. Coloque em alguns parágrafos qual sua avaliação da atividade, como foi o envolvimento dos alunos, dos parceiros e da escola?

- Foram realizadas avaliações ao longo do percurso? Como influenciaram as ações que se seguiram? Foram realizadas avaliações pelos alunos?
- Os objetivos traçados inicialmente foram atingidos?
- O que você repetiria? O que não faria mais?
- Quais os impactos na comunidade escolar?
- Quais as lições aprendidas? Quais as curiosidades? Quais as descobertas?

Passo 5 - Referências bibliográficas

As referências bibliográficas são importantes para que os leitores possam identificar quais os autores principais balizam suas prática e suas reflexões. Ela é fundamental. É como um laboratório que permite outras reflexões e aprofundamentos.
Quais as referências (livros, artigos, sites da Internet,) utilizadas no decorrer do trabalho?
Textos, imagens, vídeos, sites utilizados com os alunos durante as aulas também devem ser citados.