Visualizações do blog

terça-feira, 13 de julho de 2010

montagem e monitoria




invencao03Como bem define Márcio Botner – artista e curador da exposição que aporta em Uberlândia na próxima semana – “Uma Gentil Invenção não é um escritório, é um conceito”. A exposição faz parte do projeto ArteSESC que, desde 1981, realiza mostras itinerantes de artes visuais em todo o País, contrapondo-se à definição tradicional de galeria de arte. Uma Gentil Invenção reúne trabalhos de 19 integrantes da Galeria A Gentil Carioca, localizada no centro histórico do Rio de Janeiro, e que foram adquiridos pelo Serviço Social do Comércio – Departamento Nacional. O acervo, que está itinerando há três anos, representa um novo momento do projeto ArteSESC, cujo compromisso é apresentar, discutir e dialogar com os diversos contextos da produção artística brasileira, sensibilizando artistas, difundindo suas obras, concepções e processos de produção.
São objetos, vídeos, esculturas, serigrafias, costumes, desenhos e fotografias somados a estímulos sensoriais, vivências, histórias coletivas e particulares: um grande laboratório de percepções com peças de Alexandre Vogler, Carlos Contente, Ducha, Ernesto Neto, Fabiano Gonper, Guga Ferraz, Jarbas Lopes, João Modé, Laura Lima, Márcio Botner e Pedro Agilson, Maria Nepomuceno, Marinho Marssares, Paulo Nenflídio, Pedro Varela, Renata Lucas, Ricardo Basbaum, Simone Michelin e Thiago Rocha Pita. A curadoria é de Márcio Botner e Luiz Guilherme Vergara.

Lançamento

invencao02

Às 19h30 do dia 14 de julho, acontecerá, na Oficina Cultural de Uberlândia, o lançamento da exposição com palestra da artista plástica, Laura Lima, para quem Uma Gentil Invenção é um recorte na produção dos artistas representados pela galeria A Gentil Carioca, criada por ela, Márcio Botner e Ernesto Neto, em 2003, no Rio de Janeiro.
“A exposição ficará itinerando por cerca de 20 anos por cidades brasileiras e a Educação é uma das questões mais abordadas pela A Gentil Carioca – a itinerância, a linguagem produzida por estes artistas, a possibilidade de outros brasileiros somarem a seu cotidiano outras linguagens”, explica Laura.
Mineira radicada no Rio de Janeiro, Laura Lima é formada em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro. Participou de exposições nacionais e internacionais, entre elas, a 24ª e 27ª Bienal de São Paulo; 2ª e 3ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre – RS; Instâncias To Age, Chapter Art Centre, Cardiff, País de Gales; A Little Bit of History Repeated, Kunst Werke, Berlim, Alemanha; Troca Brasil PNCA, Portland Oregon, EUA; entre outras.
Curadora Adjunta da 7ª Bienal do Mercosul Grito e Escuta do Pavilhão Absurdo, foi a primeira artista brasileira a ter adquiridas obras na categoria Performance por um Museu Brasileiro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo. É ganhadora do Prêmio Marcantônio Vilaça de 2006 e indicada ao prêmio PiPa de 2010. Este ano participa do Panorama de Arte Brasileira de 2010 no Museu de Arte Moderna de São Paulo, 29ª Bienal de São Paulo e faz exposição individual no La Centrale na cidade de Montreal, Canadá.

Encerramento

invencao01

Além de Laura, outro grande artista brasileiro, Ricardo Bausbaum, vem à Uberlândia para propor reflexões sobre oportunidades de arte, desta vez, às 19h30 do dia 18 de agosto, último dia de permanência da mostra na cidade.
Durante todo o período de exposição, a mostra estará aberta à população, estudantes e comunidade em geral.
Uma Gentil Invenção, em Uberlândia, é uma parceria entre o SESC Nacional, o SESC Minas Gerais, TV Integração e Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço

O quê: Uma Gentil Invenção – Exposição de arte contemporânea
Onde: Galeria Lourdes Saraiva de Queiroz – Oficina Cultural
Abertura: 14 de julho, a partir das 19h30
Exposição: 15 de julho a 18 de agosto (segunda a sexta-feira, das 10h às 18h)
Palestra com Laura Lima: dia 14 de julho às 19h30, na Sala Roberto Resende (Oficina Cultural)
Palestra de Ricardo Basbaum, dia 18 de agosto às 19h30, na Sala Roberto Resende (Oficina Cultural)

FONTE: PÁGINA CULTURAL