Visualizações do blog

sábado, 11 de abril de 2015

Silvio Z. - arte e ciência como conhecimento


Richard Wilhelm (chinês tradicional: 衛禮賢, pinyinWèi Lǐxián10 de Maio de 1873Tübingen – 2 de Março de 1930Stuttgart) foi um sinólogoteólogo e missionário alemão. Ele é lembrado principalmente por suas traduções de trabalhos filosóficos do chinês para o alemão que, por sua vez, foram traduzidas para outras línguas, incluindo o inglês e o português. Sua tradução do I Ching ainda é considerada uma das melhores, assim como sua tradução de O Segredo da Flor de Ouro; ambas foram publicadas com introduções do psicólogo suíço Carl Jung, amigo pessoal de Wilhem.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Wilhelm

Carl Gustav Jung ( /ˈjʊŋ/Kesswil26 de julho de 1875 — Küsnacht6 de junho de 1961) foi umpsiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, arquétipos, e o inconsciente coletivo. Seu trabalho tem sido influente na psiquiatria e no estudo da religião, literatura e áreas afins.
O conceito central da psicologia analítica é a individuação - o processo psicológico de integração dos opostos, incluindo o consciente com o inconsciente, mantendo a sua autonomia relativa. Jung considerou a individuação como o processo central do desenvolvimento humano.
Ele criou alguns dos melhores conceitos psicológicos conhecidos, incluindo o arquétipo, oinconsciente coletivo, o complexo, e a sincronicidade. A classificação tipológica de Myers Briggs(MBTI), um instrumento popular psicométrico, foi desenvolvido a partir de suas teorias.
Via a psique humana como "de natureza religiosa", e fez esta religiosidade o foco de suas explorações. Ele é um dos maiores colaboradores contemporâneos conhecidos para análise de sonhos e simbolização.Embora exercesse sua profissão como médico e se considerasse um cientista, muito do trabalho de sua vida foi passado a explorar áreas tangenciais, incluindo afilosofia oriental e ocidentalalquimiaastrologia e sociologia, bem como a literatura e as artes. Seu interesse pela filosofia e ocultismo levaram muitos a vê-lo como um místico.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Gustav_Jung



I Ching ou Livro das Mutações, é um texto clássico chinês composto de várias camadas, sobrepostas ao longo do tempo. É um dos mais antigos e um dos únicos textos chineses que chegaram até nossos dias. Ching, significando clássico, foi o nome dado por Confúcio à sua edição dos antigos livros. Antes era chamado apenas I: o ideograma I é traduzido de muitas formas, e no século XX ficou conhecido no ocidente como "mudança" ou "mutação".
O "I Ching" pode ser compreendido e estudado tanto como um oráculo quanto como um livro de sabedoria. Na própria China, é alvo do estudo diferenciado realizado por religiosos, eruditos e praticantes da filosofia de vida taoísta.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/I_Ching
"Não é, pois, de estranhar que essas duas vertentes da filosofia chinesa, o Confucionismo e o Taoísmo, tenham suas raízes comuns aqui." P. 16

confucionismo (儒學, Rúxué) ou confucianismo é um sistema filosófico chinês criado por Kung-Fu-Tzu (孔夫子). Entre as preocupações do confucionismo estão a moral, a política, a pedagogia e areligião. Conhecida pelos chineses como "ensinamentos dos sábios". Fundamentada nos ensinamentos de seu mestre, o confucionismo encontrou uma continuidade histórica única. Além de tradição religiosa, o confucionismo é considerado uma filosofia, ética social, ideologia política, tradição literária e um modo de vida. Confúcio, forma latina de Kung Fu Tsé, filósofo chinês do século VI a.C, compila e organiza antigas tradições da sabedoria chinesa e elabora uma doutrina assumida como oficial na China por mais de 25 séculos. Combatido como reacionário durante a Revolução Cultural chinesa (1966-1976), o confucionismo toma novo impulso após as recentes mudanças políticas no país. Atualmente, 25% da população chinesa declara-se adepta do confucionismo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Confucionismo



http://pt.wikipedia.org/wiki/Taoismo

taoismo, também chamado daoismo e tauismo, é uma tradição filosófica e religiosaoriginária da China que enfatiza a vida em harmonia com o Tao (romanizado atualmente como "Dao"). O termo chinês tao significa "caminho", "via" ou "princípio", e também pode ser encontrado em outras filosofias e religiões chinesas. No taoismo, especificamente, o termo designa a fonte, a dinâmica e a força motriz por trás de tudo que existe.

"Não existe o conceito de que um seja bom e o outro ruim: bom é o equilíbrio entre os dois, e ruim é o desequilíbrio entre ambos." P. 16

"O YIN corresponde a tudo que é contrátil, receptivo e conservador, enquanto o YANG está associado ao expansivo, agressivo e exigente."  "São usualmente denominados método intuitivo e método racional." "O racional e o intuitivo são modos complementares de funcionamento da mente humana." P.17

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fritjof_Capra

Fritjof Capra (VienaÁustria1 de fevereiro de 1939) é um físico teórico e escritor que desenvolve trabalho na promoção da educação ecológica.
Capra recebeu, em 1966, seu doutorado em física teórica pela Universidade de Viena, e tem dado palestras e escrito extensamente sobre as aplicações filosóficas da nova ciência. Atualmente, vive com a esposa e a filha em BerkeleyCalifórnia, onde é o diretor do centro de educação ecológica.
Capra tornou-se mundialmente famoso com seu O Tao da física, traduzido para vários idiomas. Nele, traça um paralelo entre a física moderna (relatividade, física quânticafísica das partículas) e as filosofias e pensamentos orientais tradicionais, como o taoísta de Lao Tsé, o Budismo (incluindo oZen) e o Hinduísmo. Surgido nos anos 70O Tao da física busca os pontos comuns entre as abordagens oriental e ocidental da realidade.
Outro livro seu tornou-se referência para o pensamento sistêmicoO Ponto de Mutação, cujo nome foi extraído de um hexagrama do I Ching. Nele, Capra compara o pensamento cartesiano, reducionista, modelo para o método científico desenvolvido nos últimos séculos, e o paradigma emergente do século XXholista ou sistêmico (que vê o todo como indissociável, de modo que o estudo das partes não permite conhecer o funcionamento do organismo), em vários campos da cultura ocidental atual, como amedicina, a biologia, a psicologia e a economia.
"Paradigma: é um conjunto de regras e normas coerentes entre si." P.18



Seu trabalho incidiu sobre história da ciência e filosofia da ciência, tornando-se um marco no estudo do processo que leva ao desenvolvimento científico.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Kuhn
"Início do século XX: uma nova ordem científica estabeleceu-se com a teoria da relatividade, e com a teoria quântica um novo paradigma foi adotado para suportar a nova coerência das descobertas ocorridas." P. 18


as equações de campo de Einstein


Teoria da Relatividade é a denominação dada ao conjunto de duas teorias científicas: a Relatividade Restrita (ou Especial) e a Relatividade Geral .
A Relatividade Especial é uma teoria publicada em 1905 por Albert Einstein, concluindo estudos precedentes do físico neerlandês Hendrik Lorentz, entre outros. Ela substitui os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela ideia de espaço-tempo como uma entidade geométrica unificada. O espaço-tempo na relatividade especial consiste de uma variedade diferenciável de 4 dimensões, três espaciais e uma temporal (a quarta dimensão), munida de uma métrica pseudo-riemanniana, o que permite que noções de geometria possam ser utilizadas. É nessa teoria, também, que surge a ideia develocidade da luz invariante.
O termo especial é usado porque ela é um caso particular do princípio da relatividade em que efeitos da gravidade são ignorados. Dez anos após a publicação da teoria especial, Einstein publicou a Teoria Geral da Relatividade, que é a versão mais ampla da teoria, em que os efeitos da gravitação são integrados, surgindo a noção de espaço-tempo curvo.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_relatividade
princípio da incerteza

mecânica quântica é a teoria física que obtém sucesso no estudo dos sistemas físicos cujas dimensões são próximas ou abaixo da escala atômica, tais como moléculas,átomoselétronsprótons e de outras partículas subatômicas, muito embora também possa descrever fenômenos macroscópicos em diversos casos.
A Mecânica Quântica é um ramo fundamental da física com vasta aplicação. A teoria quântica fornece descrições precisas para muitos fenômenos previamente inexplicados tais como a radiação de corpo negro e as órbitas estáveis do elétron. Apesar de na maioria dos casos a Mecânica Quântica ser relevante para descrever sistemas microscópicos, os seus efeitos específicos não são somente perceptíveis em tal escala.
Por exemplo, a explicação de fenômenos macroscópicos como a super fluidez e asupercondutividade só é possível se considerarmos que o comportamento microscópico da matéria é quântico. A quantidade característica da teoria, que determina quando ela é necessária para a descrição de um fenômeno, é a chamada constante de Planck, que tem dimensão de momento angular ou, equivalentemente, de ação.
A mecânica quântica recebe esse nome por prever um fenômeno bastante conhecido dos físicos: a quantização. No caso dos estados ligados (por exemplo, um elétron orbitando em torno de um núcleo positivo) a Mecânica Quântica prevê que a energia (do elétron) deve ser quantizada. Este fenômeno é completamente alheio ao que prevê a teoria clássica.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mec%C3%A2nica_qu%C3%A2ntica

"A investigação do mundo atômico e subatômico abalou profundamento todos os conceitos e formas de pensamento de até então." "Um novo paradigma estava surgindo." "Os próprios descobridores das teorias ficaram confusos com suas descobertas, pois estavam afastando-se dos padrões e das teorias científicas usuais" P.18

Albert Einstein em 1921

Albert Einstein (Ulm14 de março de 1879 — Princeton18 de abril de 1955) foi um físico teórico alemão, radicado nos Estados Unidos em 1933, que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos dois pilares da física moderna (ao lado da mecânica quântica). Embora mais conhecido por sua fórmula de equivalência massa-energiaE = mc2 — que foi chamada de "a equação mais famosa do mundo" —, foi laureado com o Prêmio Nobel de Física de 1921 "por suas contribuições à física teórica e, especialmente, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico", que foi fundamental no estabelecimento da teoria quântica.
No início de sua carreira, Einstein acreditava que a mecânica newtoniana não era mais suficiente para reconciliar as leis da mecânica clássica com as leis do campo eletromagnético. Isto o levou ao desenvolvimento da teoria da relatividade especial. Percebeu, no entanto, que o princípio da relatividade também poderia ser estendido paracampos gravitacionais, e com a sua posterior teoria da gravitação, de 1916, publicou um artigo sobre ateoria da relatividade geral. Continuou a lidar com problemas da mecânica estatística e teoria quântica, o que levou às suas explicações sobre a teoria das partículas e o movimento browniano. Também investigou as propriedades térmicas da luz, o que lançou as bases da teoria dos fótons de luz. Em 1917, aplicou a teoria da relatividade geral para modelar a estrutura do universo como um todo.
Einstein estava nos Estados Unidos quando Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha, em 1933, e não voltou para a Alemanha, onde tinha sido professor da Academia de Ciências de Berlim. Estabeleceu-se então nos Estados Unidos, onde naturalizou-se em 1940. Na véspera da Segunda Guerra Mundial, ajudou a alertar o presidente Franklin Delano Roosevelt que a Alemanha poderia estar desenvolvendo uma arma atômica, recomendando aos Estados Unidos começar uma pesquisa semelhante, o que levou ao que se tornaria o Projeto Manhattan. Apoiou as forças aliadas, denunciando no entanto a utilização da fissão nuclear como uma arma. Mais tarde, com o filósofo britânico Bertrand Russell, assinou o Manifesto Russell-Einstein, que destacou o perigo das armas nucleares. Foi afiliado ao Instituto de Estudos Avançados de Princeton até sua morte em 1955.
Realizou diversas viagens ao redor do mundo, deu palestras públicas em conceituadas universidades e conheceu personalidades celebres de sua época, tanto na física quanto fora do mundo acadêmico. Publicou mais de 300 trabalhos científicos, juntamente com mais de 150 obras não científicas. Suas grandes conquistas intelectuais e originalidade fizeram da palavra "Einstein" sinônimo de gênio. 100 físicos renomados elegeram-no, em 1999, o mais memorável físico de todos os tempos. No mesmo ano a revistaTime, em uma compilação com as pessoas mais importantes e influentes, o classificou a pessoa do século XX.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein
"O espírito da filosofia oriental estava muito mais próximo de conceitos subatômicos do que os princípios cartesianos." "A teoria quântica mostrou que o antigo paradigma fortemente assentado no cartesianismo não podia mais ser utilizado: na física atômica, não pôde manter-se a nítida divisão cartesiana entre matéria e mente." "Nunca podemos falar da natureza sem,  ao mesmo tempo, falarmos sobre nós mesmos." P.19
"...e a arte passa a operar segundo um novo paradigma: o Modernismo, em detrimento dos princípios do Classicismo." "É a apoteose do novo, do revolucionário, a negação do velho e do antiquado." "...e instaura-se uma nova estética - ou uma antiestética". P.20

Lucrecia D'Alessio Ferrara

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1606647058708790
  • Última atualização do currículo em 26/03/2015


possui graduação em Letras Neo Latinas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1959), doutorado em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1964), professor livre-docente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Usp.É professor titular emérito da Pucsp e professor titular aposentado da USP ( Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) Atualmente exerce a função de professor titular junto ao programa de pósgraduação em Comunicação e Semiótica da Universidade Católica de São Paulo.Lider do Grupo de Pesquisa Espaço-Visualidade/Comunicação-Cultura (ESPACC) certificado pela comissão de Pesquisa da PUCSP e pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa Nacionais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia da comunicação, cultura, semiótica, arquitetura e design. (Texto informado pelo autor) 
"...a grande revolução modernista está mais na recepção da obra do que na sua produção."  "Neste momento, surge o conjunto progresso-descoberta-experimentação, responsável pela natureza intelectual que caracteriza a Arte Moderna." P.20
"...a arte não é apenas uma atividade, mas se torna uma espécie de ciência experimental eliminando os limites clássicos entre a arte e a ciência." "Esta aproximação se deu, notadamente com a física, a matemática e a linguística, a lógica, a estatística e as ciências da comunicação e da informação." P.21

Ficou conhecido pelos seus trabalhos em filosofia da ciêncialógicaestética e semiótica, sendo um dos teóricos da Poesia concreta.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Bense

"...processa-se um deslocamento gnoseológico que colocou, em lugar de coisas e suas propriedades, estruturas e funções." "...a questão da mudança de paradigmas nega que as áreas de conhecimento, por si só, mantenham-se cristalizadas em cima de padrões definitivos e imutáveis. " P. 21

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Val%C3%A9ry

Ambroise-Paul-Toussaint-Jules Valéry (Sète30 de outubro de 1871 — Paris20 de julho de 1945) foi umfilósofoescritor e poeta francês da escola simbolista cujos escritos incluem interesses em matemáticafilosofia emúsica.
Valéry nasceu em Sète, filho de um pai corso e uma mãegenovesa-Ístria, em uma cidade na costa mediterrânea doHérault, mas ele foi criado em Montpellier, maior centro urbano da região. Após a educação católica romanatradicional, ele estudou direito na universidade, então residia em Paris a maior parte do resto de sua vida, onde estava, por um tempo, parte do círculo de Stéphane Mallarmé.
Realizou os estudos secundários em Montpellier e iniciou sua carreira em Direito em 1889. Na mesma época publicou seus primeiros versos, fortemente influenciados pela estética da literatura simbolista dominante na época. Em 1894 se instalou em Paris, onde trabalhou como redator no Ministério de Guerra. Depois da Primeira Guerra Mundial se dedicou inteiramente à literatura e foi aceito pela Academia Francesa em 1925.
Sua obra poética foi influenciada por Stéphane Mallarmé, que consequentemente influenciou outro francês, Jean-Paul Sartre.
"...faz longas reflexões sobre a forma do método utilizado por Leonardo, sem especificar sua utilização em arte ou ciência." P. 21

"Há um fio que percorre continuamente todas as culturas humanas que conhecemos e que é feito de dois cordões. Esse fio é o da ciência e da arte." " É necessário entender que a arte não é apenas conhecimento por si só, mas também pode constituir-se num importante veículo para outros tipos de conhecimento humano." P. 22

"...a arte não contradiz a ciência, todavia nos faz entender certos aspectos que a ciência não consegue fazer." "Uma obra de arte deveria ensinar-nos sempre que não havíamos visto o que vemos. A educação profunda consiste em desfazer a educação primitiva." "...a educação dos sentidos e da percepção amplia o nosso conhecimento de mundo..."P.23