Dália Rosenthal é artista visual, pesquisadora, arte educadora e docente do Departamento de Artes Plásticas (CAP) da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).
Como artista trabalha as relações entre natureza e cultura. Seus trabalhos provocam encontros entre percepção e imagem a partir de uma investigação de relações entre espaços de paisagem, história e temporalidade.
Como pesquisadora e educadora dedica-se à pesquisas sobre a prática transdisciplinar para formação em arte e às poéticas visuais.
Graduada em Licenciatura em Artes Visuais, Mestra em História da Arte e Doutora em Poéticas Visuais pela UNICAMP com a dissertação "O Elemento Material na obra de Joseph Beuys" e a Tese "Do Interno no tempo".
Vive e trabalha na cidade de São Paulo.
website: http://www.daliarosenthal.com/
Junho de 1972 - ação ARENA > galeria Attico, Roma
"400 fotografias de ações passadas de J.Beuys > tecidas pelos painéis > continuidade metodológica > meio da fotografia > capturar para sempre um momento que já se perdeu, mas que pode ser revivido pelo sentimento e pelo pensamento através das imagens > QUESTIONAR O CONCEITO DE TEMPO > as fotografias foram transformadas: negativos alvejados/expostos ao sol e fotos perfuradas, rasgadas e misturadas com cera ou gordura
transformação das imagens > transformação do conceito de arte (documentos transformados)
cada uma daquelas atividades representadas pelas imagens CONTINUAVAM A ACONTECER, mesmo depois de já se terem encerrado dentro da lógica temporal." P.121
Rudolf Steiner (Kraljevec, fronteira austro-húngara, 27 de fevereiro de 1861 — Dornach, Suíça, 30 de março de 1925) foi filósofo, educador, artista e esoterista. Foi fundador da Antroposofia, da Pedagogia Waldorf, da agricultura biodinâmica, da medicina antroposófica e da Euritimia, esta última criada em conjunto com a colaboração de sua esposa, Marie Steiner-von Sivers. Seus interesses eram variados: além do ocultismo, se interessou por agricultura, arquitetura, arte,drama, literatura, matemática, medicina, filosofia, ciência e religião.
A antroposofia ou antropossofia ("antrop(o)", "homem" + "sof(o)", "sábio" + "ia", "qualidade, estado, profissão") é uma doutrina filosófica e mística fundada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925).Segundo Steiner, a antroposofia é a "ciência espiritual". Ele a apresenta como um caminho em busca daverdade que preenche o abismo historicamente criado desde a escolástica entre fé e ciência. Na visão de Steiner, a realidade é essencialmente espiritual: ele queria treinar as pessoas para superar o mundo materiale entender o mundo espiritual através do eu espiritual, de nível superior. Segundo Steiner, há um tipo de percepção espiritual que opera de forma independente do corpo e dos sentidos corporais.
CONCEITO DE TROCAS DE ENERGIAS PRESENTES NOS ELEMENTOS MATERIAIS
Teatro de Arena de Verona (arte e morte)
Jean-Baptiste du Val-de-Grâce, baron de Cloots, conhecido por Anacharsis Cloots, (Kleve, 24 de junho de 1755 — Paris, 23 de março de 1794) foi um revolucionário francês, jacobino, violentamente anticatólico. Adepto do Culto da Razão, foi mandado guilhotinar por Robespierre.
ARENA: contexto da Escultura Social
The Free International University (FIU), was a support organization founded by the German artist Joseph Beuys together with Klaus Staeck (1st chairman), Georg Meistermann (2nd chairman) and Willi Bongard (secretary), based on principles laid down in a manifesto written by Joseph Beuys and Heinrich Böll.It was founded as a "organizational place of research, work, and communication" to ponder the future of society. As a free University it was intended to supplement the state educational system while at the same time campaigning for legal equality with that system.
The FIU was founded on 27 April 1973 in the Düsseldorf studio of Joseph Beuys and existed as a non-profit, recognized, and registered association up to its dissolution in 1988, more than two years after the death of the artist.
Partido Estudantil Alemão
Organização para Democracia Direta mediante Referendo Livre
REDISCUSSÃO DE UM FATO HISTÓRICO > articular a energia que circula pela história em paralelo com as energias de elementos materiais: GORDURA, FELTRO, COBRE, FERRO ou MEL
ELEMENTOS MATERIAIS INDIRETOS: presença de animais
características do ser humano
do trabalho humano
da criatividade
das diferentes formas de linguagem
possibilidade de movimentação de fatos aparentemente estáticos em nossas mentes
I like America and America likes me, 1974
NY, EUA (ação coiote)
elementos materiais + acontecimentos históricos
para os índios americanos, o coiote era um de seus principais mitos
coiote
alce
lebre
lebre e alce > mitos da Eurásia: ponte entre o mundo físico e espiritual
"Para Beuys, as energias e traumas dos diferentes continentes estão profundamente conectados, movendo-se continuamente e reciprocamente." P.123
uma grade separava o público do espaço em que a ação se desenvolvia
feltro: isolamento e preservação de calor
ambulância: emergência e doença
casa em Dusseldorf > aeroporto NY > galeria René Block
feltro e feno > cópias do jornal The Wall Street
"A ação representa o ser humano trazendo objetos e elementos de seu mundo para ocupar o espaço dos índios"P.124
feltro, bengala, luvas, lanterna, jornal
jornal: poder destrutivo e persuasivo do dinheiro e da economia, fixação inorgânica, injustiça, conceitos vigentes da moderna sociedade econômica que controlava o corpo político e cultural e assim, todo o cotidiano social
METÁFORA DA DOMINAÇÃO DO HOMEM BRANCO SOBRE OS ÍNDIOS: o artista tentava persuadi-lo para torná-lo dócil.
Glasgow's Barlinnie Prision
escultura feita pelo prisioneiro Jimmy Boyle
Como explicar quadros para uma lebre morta, 1964
EXISTÊNCIA DE DIVERSOS NÍVEIS DE COMUNICAÇÃO
"Para o artista, a linguagem não deveria ser entendida simplesmente em termos da fala ou das palavras, o que seria uma drástica redução da compreensão sobre a linguagem e, consequentemente, uma compreensão reduzida da política ou da economia..."P.125
além da linguagem como verbalização: MUNDO DE SONS E DE DIFERENTES FORMAS DE IMPULSOS; UMA LINGUAGEM DE SONS PRIMÁRIOS SEM UM SENTIDO SEMÂNTICO ÚNICO
encontro entre artista e coiote: conciliação entre NOVO MUNDO E O VELHO MUNDO, confraternização de raças diferentes: homem e animal, natureza e cultura. encontro de Beuys e o prisioneiro Boyle
1-movimentação dos fatos históricos
2-discussão de novas formas de linguagens
3-conceito de ferida e cura através da arte
Tallow, 1977
exposição ao ar livre de verão, Munster (Alemanha)
questionar os motivos subjacentes por trás do planejamento urbano
profundidade morta: cunha em formato de T que apoiava a viga por baixo da rampa e estava preenchida por lixo, sujeira e pó. molde perfeito do espaço (escultura de gordura)
20 toneladas de gordura animal e vegetal misturadas
GRANDE ESCALA das propriedades da gordura
3 meses dentro do molde > esfriou, solidificou e dividiu em 5 partes
espaço negativo e vazio > forma positiva > gordura (estado caótico e desordenado) para estado geométrico do ângulo
CRÍTICA AO MODELO CAPITALISTA OCIDENTAL > feridas abertas/espaços mortos falsamente ocultados pela ARQUITETURA MODERNA
espaço morto > grande bateria de gordura > produção de energia e calor > cura social
Bomba de mel, 1977
bombas, baterias, máquinas ou instrumentos > transmissão de energias > trabalhos potenciais
A PRODUÇÃO DA CRIATIVIDADE COMO UM NOVO CAMINHO SOCIAL
estado de calor> estado de frio (teoria da escultura)
O documenta 6 era de 24 junho - 2 outubro de 1977 em Kassel , em vez e foi a maior exposição de arte já organizada na Alemanha. Seu diretor artístico era Manfred Schneckenburger , Wieland Schmied foi responsável pelo desenho de seção.Na documenta 6, um total de 655 artistas participam com 2.700 obras. 343 410 visitantes sexto documenta entreolharam.
Bomba de mel foi apresentado durante 100 dias na Documenta VI em Kassel, na Alemanha.
100 quilos de margarina, 2 toneladas de mel e 2 motores
The Fridericianum is a museum in Kassel, Germany. Built in 1779, it is one of the oldest public museums in Europe. The quinquennial art festival documenta is centred on the site.
os materiais estavam instalados nas escadarias do Museu Fridericianum e ligados por mangueiras a uma espaço onde aconteceram discussões, leituras, seminários, filmes e demonstrações da FIU durante 100 dias.
"O trabalho representa o fluxo sanguíneo da sociedade."P.127
encontros: orgânica continuação do trabalho > pessoas de diferentes profissões e distintas atuações na sociedade
criticar a relação UNILATERAL entre artista e público
alternativa à posição isolada e marginal da cultura dentro da sociedade
quadros negros, microfones, impressos e gravações
A CRIATIVIDADE COMO O VERDADEIRO CAPITAL HUMANO
CIRCULAÇÃO DE ENERGIA DO MEL = circulação sanguínea da energia criativa da sociedade
da mesma maneira que as abelhas produzem o mel, o ser humano produz os pensamentos
Caroline Tisdall
as colunas de basalto foram empilhadas no mesmo lugar onde as vítimas dos ataques aéreos ocorridos em Kassel eram empilhadas durante a Guerra
7000 Carvalhos. Documenta de Kassel 7 e 8 (1982-1987)
o elemento material desloca-se completamente de seu meio artístico original para atuar diretamente no cotidiano de toda uma cidade
"Eu vou plantar 7000 carvalhos. Mas junto com estes 7000 carvalhos eu vou colocar uma pedra, que marcará o momento histórico (...) pelo menos por uma época, o tempo de vida de um carvalho, e ele pode viver por 800 anos" P.128
árvore CARVALHO: símbolo (muito mais antigo que o nazismo) evitado pelos alemães depois da Guerra
7000 Carvalhos: grande escultura pública/ grande proposta pública
1-por estar fora do museu ou do parque de esculturas
2-teve efetivamente a participação do público - tentativa de criação de um GRANDE ORGANISMO SOCIAL
3-mobiliza a ação de qualquer cidadão, seja ele conhecedor da arte ou não
4-interfere no seu ambiente cotidiano: a cidade
"...a convicção de Beuys de que os seres humanos eram capazes de aprender a encontrar um novo caminho para viver melhor e aponta para a arte como uma direção possível e concreta.Não a arte apenas interna a museus, galerias ou circuitos artísticos fechados em geral, mas sim, a arte vista pelo CONCEITO AMPLIADO DE ARTE: aberta para ser aplicada em todas as direções que contribuam para a formação de uma sociedade formada por indivíduos autônomos e operantes na sua potencialidade de pensar e criar." P.130
"TODOS OS SERES HUMANOS SÃO REIS. A DIGNIDADE DE CADA PESSOA RESIDE NO FATO DE ESTAR VIVA" J.B. 1985
link filme TRANSFORMER: https://vimeo.com/29462498