"Esse processo NÃO É CONSCIENTE: ou seja, o cientista que trabalha DENTRO DE UM PARADIGMA não consegue VER OU AGIR DE MANEIRA DIFERENTE." "Mas os paradigmas NÃO SE MANTÊM ETERNAMENTE." "Rejeitar um paradigma sem simultaneamente substituí-lo por outro é rejeitar a própria ciência". "...CONTRAPROVAS COMEÇAM A SURGIR e aos poucos, um paradigma vai sendo substituído total ou parcialmente por outro." "Tudo DEVE SER PENSADO E REENQUADRADO em novos moldes." P.38
"Aqueles que persistirem em NÃO ACEITAR AS NOVAS LEIS correm o risco de ficar MARGINALIZADOS." "A teoria elaborada por KUHN toma como base as revoluções e mudanças OCORRIDAS NA CIÊNCIA, mas ocorrem mecanismos SEMELHANTES EM ARTE." P. 39
CICLOS PARADIGMÁTICOS
"...sempre um conjunto de ideias ORIENTOU A FEITURA DAS ARTES, desde as pinturas das cavernas até as releituras pós-modernistas." ..."ponto-chave da teoria de KUHN: A RUPTURA." " Além dos artistas que GERAM O PRODUTO DA ARTE, existem vários segmentos sociais CUJA INFLUÊNCIA INTERFERE NO PROCESSO, como o público receptor, a crítica, teóricos de toda espécie, além dos marchands e mecenas."P.39
"Estes, na arte, são os guias que delimitam a forma de atuação e produção dos artistas, e possuem também regras de conduta, de certa forma rígidas..." P.40
"Não teriam nenhum sentido os abstratos de Kandinsky na Renascença, da mesma forma que seria impossível conceber a pintura de Monalisa na época do pleno vigor modernista." "...EXISTEM também em arte os períodos que podemos chamar de ARTE NORMAL, ou seja, UMA PRODUÇÃO ARTÍSTICA SEM A PREOCUPAÇÃO DE PROMOVER GRANDES RUPTURAS, a arte feita SEM grandes buscas, SEM a proposição de resolução de grandes problemas." "...quando a repetição se torna cada vez mais comum, vai se configurando UM CERTO ESGOTAMENTO com relação às explorações dentro desse movimento." P.40
"Esses momentos na história da arte NÃO SE DERAM de forma LINEAR e imediatamente identificável."P.41
"Em razão de sua própria natureza, muitas vezes de menor INTENSIDADE RACIONALISTA, a identificação desses diferentes momentos fica muitas vezes dificultada." "Isso se sucedeu em quase todos os movimentos ocorridos dentro do MODERNISMO, com discussões intelectualizadas e calorosas que se materializaram em MANIFESTOS ESCRITOS e amplamente DIVULGADOS." " NAS CIÊNCIAS EXATAS É MAIS FÁCIL COLOCAR questões lógicas e explicar racionalmente o novo conjunto que compõe o PARADIGMA. Em arte, OS NOVOS PARÂMETROS NÃO PODEM SER COLOCADOS COMO TESES MATEMÁTICAS..." P. 41
"A ruptura realizada pelos IMPRESSIONISTAS, foi TRAUMÁTICA...a maioria dos artistas PIONEIROS DO MOVIMENTO PAGOU ALTO PREÇO PELA ADESÃO À NOVA ESTÉTICA." "...com o passar dos anos e mesmo décadas, a situação FOI AOS POUCOS SE INVERTENDO..." "É necessário frisar que UM PARADIGMA, POR TER SIDO SUBSTITUÍDO, NÃO PERDE A SUA VALIDADE CIENTÍFICA, ele apenas cai em desuso." P.42
"Enquanto em arte esse valor histórico É DE SUMA IMPORTÂNCIA, sendo fundamental para a formação de qualquer artista." " PARA SE FAZER ARTE DE FORMA CONSCIENTE é necessário, ou pelo menos DESEJÁVEL, que se tenha presente o transcurso já realizado por outros artistas e outras escolas em épocas diferentes." P.43
"...como é o caso do Modernismo, que serviu COMO UM GRANDE GUARDA-CHUVA que abrigou inúmeros movimentos artísticos distintos (Cubismo, Abstracionismo, Dadaísmo, Surrealismo, etc) mas SEMPRE ANCORADOS em alguns princípios comuns." "O Modernismo, enquanto grande paradigma, também TEVE O SEU INÍCIO, O SEU DESENVOLVIMENTO E A SUA CRISE." "Para nós é muito difícil, EXATAMENTE POR ESTARMOS VIVENCIANDO E PARTICIPANDO DO PROCESSO, tentar identificar o que realmente sucede quanto à questão do esgotamento e transição do MODERNISMO." (contemporaneidade de Udi - meu grifo) P.44
"Há mais sentido em se falar em ACUMULAÇÃO dentro de um mesmo paradigma." P. 44
"...em qualquer análise que se faça a respeito do progresso se deve levar em consideração NÃO SÓ A ÁREA DE CONHECIMENTO, COMO TAMBÉM OS PARADIGMAS A QUE ESTÃO SUBMETIDAS AS ESCOLAS E CORRENTES de pensamento existentes." " Nesse longo trajeto no qual a arte TEVE COMO OBJETIVO BÁSICO APROXIMAR A REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE VISUAL, a pintura, o desenho e a escultura foram disciplinas de conhecimento acumulativo." P.45
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Popper
Karl Raimund Popper, (Viena, 28 de Julho de 1902 — Londres, 17 de Setembro de 1994) foi um filósofo da ciência austríaco naturalizadobritânico. É considerado por muitos como o filósofo mais influente do século XX a tematizar a ciência . Foi também um filósofo social e político de estatura considerável, um grande defensor da democracia liberal e um oponente implacável do totalitarismo.
Ele é talvez mais bem conhecido pela sua defesa do falsificacionismo como um critério da demarcação entre a ciência e a não-ciência, e pela sua defesa da sociedade aberta.
"...alude à tradição do Ilusionismo pelo ângulo de hipóteses testadas na realidade visual, implicando ENSAIO e ERRO, ACUMULAÇÃO e PROGRESSO." "A técnica da PERSPECTIVA, O USO DA SOMBRA para melhor identificação de volumes, O CLARO-ESCURO como forma de tratamento da luz foram alguns fatores considerados DESCOBERTAS que somaram para MELHORAR A REPRESENTAÇÃO de objetos, pessoas e paisagens." P.45
"As descobertas de Cézanne foram FUNDAMENTAIS PARA O CUBISMO, e o Cubismo por sua vez teve papel fundamental para a trajetória de outros movimentos que se sucederam dentro do paradigma modernista..." "Nunca se pode prever qual o alcance e abrangência de uma INOVAÇÃO TECNOLÓGICA." P.46
"A própria FOTOGRAFIA, que revolucionou a arte no século passado, foi criada com o OBJETIVO DE REGISTRAR IMAGENS E DAR VAZÃO AO ANTIGO DESEJO HUMANO DE PERPETUAR APARÊNCIAS E MOMENTOS. Só posteriormente foi utilizada, entre outras tantas funções, como uma linguagem artística." P. 47
"As tecnologias de ponta disponíveis para FINS ARTÍSTICOS NÃO SOFREM NENHUM TIPO DE ADAPTAÇÃO." "Mas, de uma forma ou de outra, a inovação tecnológica há muito é um poderoso INSTRUMENTO PARA A ARTE E A CIÊNCIA. Tais inovações funcionam como um QUARTO CÉREBRO..."P.48
"As tecnologias FORAM e CONTINUAM sendo ferramentas com que o artista passa a contar para a expressão e a comunicação de suas idéias. Elas, PER SE, NÃO CRIAM IDÉIAS NOVAS E REVOLUCIONÁRIAS..." "...sendo FERRAMENTA E NÃO IDEIA, nunca por si só mudará o paradigma em que está atuando." P.49