Visualizações do blog

quarta-feira, 15 de abril de 2015

aula prof. Bia 14/4

  1. Marat assassinado (Marat assassiné) ou A morte de Marat é uma tela deJacques-Louis David pintada em 1793. Ela está exposta no Musées royaux des Beaux-Arts de Belgique em Bruxelas.
    A pintura retrata Jean-Paul Maratrevolucionário francês, assassinado em casa em 13 de julho por Charlotte Corday. A inscrição À Marat, David que aparece na caixa de madeira, cuja forma sugere uma pedra tumular, indica que se trata de uma homenagem a Marat, que o pintor conhecia pessoalmente e que teria visto na véspera de sua morte tal como a representado.
  2. Dimensões1,62 m x 1,28 m
  3. MaterialTinta a óleo
  4. PeríodoNeoclassicismo
  5. GêneroPintura histórica
  6. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marat_assassinado


  1. Dimensões3,3 m x 4,2 m
  2. MaterialTinta a óleo
  3. GêneroPintura histórica
  4. Criação1784
O Juramento dos Horácios (1784) é uma obra do pintor francêsJacques-Louis David. Apesar de ter sido pintado cinco anos antes do começo da Revolução Francesa, ilustra os ideais artísticos doneoclassicismo.
Mostra três irmãos fazendo a saudação romana, no qual juram que lutarão pela República Romana, embora sua decisão traga sofrimento a suas famílias. A pintura simboliza o princípio segundo o qual o dever público, o sacrifício pessoal, o patriotismo e a defesa das convicções tomadas em consciência são valores superiores à própria segurança, ou seja, aos seus interesses.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Juramento_dos_Hor%C3%A1cios

Os litores trazendo a Brutus os corpos de seus filhos 






 Filme online: https://www.youtube.com/watch?v=DAnvcvesyIw&list=PLwHYJlrO8VFVpIjnKfFFUdIIiHpSIbJde
  • Andrzej Wajda''Danton'' França (1982). Apresenta David sob a perspectiva de seu engajamento revolucionário. O personagem é encarnado pelo pintor polonês Franciszek Starowieyski.


 ROBERT CAPA  - Warsaw, Poland, October 1948.


A morte do soldado legalista, 1936 - ROBERT CAPA
“Se as fotos não são suficientemente boas, é porque não estou suficientemente perto”.
Fonte: https://linkandoalto.wordpress.com/tag/morte-do-soldado-legalista/

Huynh Công Út, conhecido profissionalmente como Nick Ut, (nascido em 29 de março de 1951) é um fotógrafo da Associated Press (AP), que trabalha em Los Angeles. Sua foto mais conhecida é Pulitzer Prize-imagem de Phan Thị Kim Phúc, que foi fotografada como uma menina de 9 anos nua correndo em direção a câmera para fugir de um ataque de napalm do Vietnã do Sul na aldeia Trang Bang durante a Guerra do Vietnã.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nick_Ut