Visualizações do blog

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

William James, o que é uma emoção? 1884


William James (Nova Iorque11 de janeiro de 1842 – Tamworth26 de agosto de 1910) foi um dos fundadores dapsicologia moderna e importante filósofo ligado ao pragmatismo; formado como médico. Ele escreveu diversos livros conceituados sobre a então jovem ciência da psicologia, sendo um dos formuladores da psicologia funcional e conhecido como "O pai da psicologia americana". James também é altamente influente como filósofo, tendo sido um dos formuladores e principais defensores do pragmatismo, perspectiva que até hoje exerce forte presença, principalmente nos Estados Unidos da América. Além das áreas em que mais se destacou, psicologia e filosofia, ele também é muito influente como um dos pioneiros da parapsicologia.
Estudou filosofia na Universidade de Berlim, entre 1867 e 1868 e, em 1869 graduou-se em medicina na Universidade de Harvard, onde foi professor de fisiologiaanatomia, filosofia e o primeiro educador a ministrar um curso de psicologia nos Estados Unidos. Seu legado é uma enorme influência para inúmeros intelectuais proeminentes, como Émile Durkheim,Edmund HusserlBertrand RussellLudwig WittgensteinHilary PutnamRichard RortyNelson GoodmanEdward L. ThorndikeJohn Dewey e W. E. B. Du Bois (este último foi seu aluno em Harvard).
Nascido em família rica e altamente intelectualizada, era filho do teólogo swedenborgiano Henry James Senior, afilhado do filósofo Ralph Waldo Emerson, padrinho da criança prodígio William James Sidis e irmão dos escritores Henry James e Alice James.
"Recuse-se a expressar uma emoção, e ela morre." 1884
RESGASTES HISTÓRICOS TAMBÉM SÃO FORMAS DE PRODUZIR CONHECIMENTO.PAI DA PSICOLOGIA AMERICANA. PRIMEIRO LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA EXPERIMENTAL. TRANSFORMAÇÃO DA PSICOLOGIA EM CIÊNCIA NATURAL. MAIOR TRATADO DE PSICOLOGIA DO SÉCULO XIX. FILÓSOFO FUNDADOR DA CORRENTE DO PRAGMATISMO.ZELO CIENTÍFICO. INEDITISMO E REVOLUÇÃO DE SUAS TEORIAS. TEORIA DA EMOÇÃO (OBSCURECIDA POR DÉCADAS). RELEVÂNCIA NA ATUALIDADE. NOVAS PESQUISAS SOBRE O CÉREBRO.PENSAMENTO CIENTÍFICO MODERNO.BIBLIOGRAFIA GIGANTESCA. POUCAS TRADUÇÕES EM PORTUGUÊS (BRASIL).TEXTOS DOS ANOS 40-70 CUNHO FILOSÓFICO.PSICOLOGIA PRIMITIVA.




"O QUE É UMA EMOÇÃO?" FOI PUBLICADO ORIGINALMENTE EM MIND, VOL. 9 N. 34 ABRIL 1884 P.188-205.FISIOLOGISTAS: FUNÇÃO DO CÉREBRO. PERFORMANCES COGNITIVAS E VOLITIVAS, DIVIDINDO O CÉREBRO EM CENTROS SENSORIAIS E MOTORES. DIVISÃO: PARALELO EXATO DA ANÁLISE DA PSICOLOGIA EMPÍRICA DAS PARTES. ÂMBITO ESTÉTICO DA MENTE: DESEJOS, PRAZERES, DORES, EMOÇÕES.



Sir David Ferrier FRS (13 January 1843 – 19 March 1928) was a pioneering Scottish neurologist and psychologist.

Hermann Munk (1839-1912) era um judeu alemão fisiologista. Ele nasceu em Posen, estudou em Berlim e Göttingen, e em 1862 tornou-se docente na antiga universidade. Sete anos depois, ele foi promovido a professor assistente, e em 1876 para o professor de fisiologia na Faculdade de Veterinária em Berlim. Além de estudos sobre os métodos produtivos da threadworms, Munk escreveu sobre a fisiologia dos nervos e, especialmente, sobre o cérebro.

  • CENTROS ESPECIAIS E SEPARADOS SÃO SEUS LUGARES NO CÉREBRO (EMOÇÕES)
  • AS EMOÇÕES CORRESPONDEM A PROCESSOS QUE OCORREM NOS CENTROS MOTOR E SENSORIAL, OU EM OUTROS CENTROS QUE AINDA NÃO FORAM MAPEADOS.
  • NEGAR A VISÃO ATUAL, TOMAR O CÓRTEX COMO ALGO MAIS DO QUE A SUPERFÍCIE DE PROJEÇÃO DE CADA PONTO SENSÍVEL E MÚSCULO DO CORPO.
  • O PROCESSO EMOCIONAL NO CENTRO SENSÓRIO OU MOTOR PODE SER DE TODO PECULIAR
  • O PROCESSO EMOCIONAL SE ASSEMELHA AOS PROCESSOS PERCEPTIVOS COMUNS PELOS QUAIS ESSES CENTROS JÁ SÃO RECONHECIDOS COMO SENDO RESPONSÁVEIS
OS PROCESSOS EMOCIONAIS DO CÉREBRO SE ASSEMELHAM AOS SEUS PROCESSOS SENSORIAIS USUAIS. NADA MAIS SÃO DO QUE A COMBINAÇÃO DE  TAIS PROCESSOS DE FORMA VARIADA. SIMPLIFICAR NOSSAS NOÇÕES DAS POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES DA FISIOLOGIA DO CÉREBRO. UM ESQUEMA DO CÉREBRO CUJAS APLICAÇÕES SÃO MUITO MAIS AMPLAS.OS ARGUMENTOS DE RAPHAEL SILVA NASCIMENTO "CRESCERAM DE OBSERVAÇÕES INTROSPECTIVAS FRAGMENTADAS QUANDO TINHAM SE COMBINADO EM UMA TEORIA".P.97

EMOÇÕES: AQUELAS QUE TÊM UMA EXPRESSÃO CORPORAL DISTINTA. SENTIMENTOS DE PRAZER E DESPRAZER. INTERESSE E ENTUSIASMO - LIGADOS ÀS OPERAÇÕES MENTAIS QUE NÃO POSSUAM EXPRESSÃO CORPORAL ÓBVIA CONSEQUENTE. CERTAS DISPOSIÇÕES DE SONS, LINHAS E CORES SÃO AGRADÁVEIS, OUTRAS SÃO O CONTRÁRIO.SEM QUE O GRAU DE SENSAÇÃO SEJA SUFICIENTE PARA ACELERAR O PULSO OU A RESPIRAÇÃO, OU PARA INDUZIR MOVIMENTOS, QUER DO CORPO OU DO ROSTO. CERTAS SEQUÊNCIAS DE IDEIAS NOS CATIVAM TANTO QUANTO OUTRAS NOS ENFADAM.