Visualizações do blog

sábado, 23 de janeiro de 2016

conclusão - P. M. B. (leitura sistematizada)

A ARTE É POIS, A NOSSA VIDA. É O HOMEM QUE SE MOVE NO UNIVERSO, ORA SUJEITADO, ORA EM REVOLTA, ORA BATALHANDO, ORA COM O ÂNIMO VOLTADO A MEDITAÇÕES MÍSTICAS. É O SINAL DE SUA CAPACIDADE DE IMITAR A DEUS NA CAPACIDADE DE DAR ORIGEM A COISAS E A FATOS, ORA ALVORAÇADO POR NÃO SABER DE ONDE VEM, ORA ORGULHOSO PORQUE PENSA QUE SABE. O HOMEM INVENTA AS TEORIAS RELATIVAS A SEU SER. ELEVA-AS À GLÓRIA NA HUMILDADE DE UMA SUPOSIÇÃO RELIGIOSA, OU AS ATIRA NUM PURO FENÔMENO MATERIALISTA SOBERBAMENTE CONVENCIDO DE SUAS CERTEZAS CIENTÍFICAS. O HOMEM TRABALHA, FAZ A HISTÓRIA E ESSA HISTÓRIA TEM IMPORTÂNCIA QUANDO ELE EXTRAI DE SEUS PENSAMENTOS A ARTE. OU SEJA QUANDO É CAPACIDADE, FINALIDADE NOBRE, PACIÊNCIA E TALVEZ HUMILDADE DO TRABALHO HUMANO (LEONARDO). INFINITO COMO O TEMPO, COMO O ESPAÇO, É O PANORAMA DA ARTE.  NÓS PRÓPRIOS SOMOS OS PROTAGONISTAS DA VICISSITUDE DA ARTE.É COMPLEXO E SUBLIME O CAMPO A INVESTIGAR. ASSERTIVA DE QUE É INFINITO O CAMPO QUE ESTAMOS PALMILHANDO.

Magna Grécia era a denominação que recebia o sul da península Itálica, região colonizada na Antiguidade pelos gregos. Num sentido mais amplo, inclui também a ilha da Sicília, onde também se verificou o fenómeno de colonização grega. O nome deriva do latim Magna Graecia (em grego, Megale Hellas), "Grande Grécia", porque para os colonos, que vinham de uma Grécia caracterizada pelo seu relevo montanhoso e pelo excesso populacional, as terras da Itália pareciam estender-se infinitamente.

Apúlia é uma região da Itália meridional com 4 milhões de habitantes e 19 000 km², cuja capital é Bari.Tem limites a oeste com MoliseCampania e Basilicata, ao sul com o Mar Jônico e a oeste e norte com o Mar Adriático. Desde os tempos do Império Romano a região é denominada Apúlia.




Os trulli (plural de trullo, do grego cúpula) são antigas construções de pedra, com telhados cônicos, comuns em uma parte da região italiana da Puglia.
Acredita-se que antigamente os trulli eram utilizados para evadir a cobrança de impostos sobre as casas. Ao se aproximarem os cobradores, os tetos podiam ser facilmente desmontados com a retirada da pedra-chave do topo, fazendo uma casa passar por um depósito ou construção abandonada, e depois reconstruídos. Os trulli não raro são decorados com figuras de significado mágico, espiritual e supersticioso.A cidade de Alberobello tem um conjunto importante de trulli, considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

CERTO DIA, VOLTANDO DA GRÉCIA EM COMPANHIA DE UM GRUPO DE ARQUITETOS, TIVE OCASIÃO DE FALAR DE UM TIPO DE CONSTRUÇÕES DESSA REGIÃO, OS TRULLO,  CONSTRUÇÕE EM FORMA DE ABÓBADA DE BARRIL, QUE CONTINUA OS MÉTODOS CONSTRUTIVOS DA PRÉ-HISTÓRIA MEDITERRÂNEA, SEM VARIAÇÕES NOTÁVEIS. DESENHEI NO QUADRO NEGRO UMA PLANTA E UMA SEÇÃO, ENTÃO O COLEGA SUÍÇO DECLAROU QUE CONHECIA ALGUMAS VARIANTES DO TIPO DESENHADO POR MIM E POR SUA VEZ, AS DESENHOU. AFIRMOU QUE ESTUDARA, FOTOGRAFANDO-OS E LEVANTANDO-OS ICONOGRAFICAMENTE, 1000 EXEMPLARES. ISTO SIGNIFICA QUE CADA FATO MENCIONADO, POR PEQUENO QUE SEJA, TEM PARTICULARIDADES E CONSTITUI UMA ESPECIALIDADE.  DIANTE DA VASTIDÃO DA HISTÓRIA DA ARTE SOMOS OBRIGADOS A NOS ESPECIALIZAR. A NOVIDADE DA MATÉRIA O EXIGE: ESCAVAÇÕES, DESCOBERTAS, ARQUIVOS, NOVOS ESTUDOS. EIS QUE A MATÉRIA ESTUDADA É SEMPRE VELHA E SEMPRE NOVA E ESTÁ CONTINUAMENTE EM MOVIMENTO.O FATO DE VER MUDAR, NOS MUSEUS, A INDICAÇÃO DE UM AUTOR, A MUDANÇA DA DATA DE UM OBJETO, O APARECIMENTO DE UM PONTO DE INTERROGAÇÃO, A MANIFESTAR DÚVIDA E SOMENTE OS PRESUNÇOSOS JULGAM, DE BOA OU DE MÁ FÉ, POSSUIR A PEDRA FILOSOFAL. POIS QUE COMUMENTE HÁ DÚVIDA NA INTERPRETAÇÃO DE UMA OBRA DE ARTE. 
Pedra filosofal é um objeto ou substância lendária com poderes incríveis, capaz de transformar qualquer metal em ouro. Um dos objetivos da alquimia era a criação da pedra filosofal.

TEMOS DE PROCURAR COMPREENDER, INTERPRETAR, IMAGINARMO-NOS ESPECTADORES DO PASSADO, PROCURANDO OS MELHORES PONTOS PARA APRECIAR OS PANORAMAS MAIS EMOCIONANTES DA PAISAGEM DO MUNDO. VER AO LONGO DA SUCESSÃO DOS "CORSI E RICORSI". O DEVENIR HISTÓRICO DA HUMANIDADE NÃO É MAIS QUE UMA REPETIÇÃO CÍCLICA DE GRAUS SUCESSIVOS, DA BARBÁRIE À RAZÃO TODA EXPLICADA, E DESTA A UM NOVO ESTADO DE BARBÁRIE, NO QUAL CADA NOVO CICLO, MESMO RECALCANDO E REPETINDO AS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DO PRECEDENTE, DELAS DIFERE PORQUE SE VALE DAS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS. SEGUNDO VICO É JUSTAMENTE NAS ÉPOCAS DE BARBÁRIE (ÉPOCAS DE IMAGINAÇÃO) QUE A ARTE ATINGE AS SUAS MAIS ALTAS EXPRESSÕES. COMO SUCEDE RELATIVAMENTE À GRÉCIA ARCAICA E À IDADE MÉDIA QUE HOMERO E O CONSTRUTOR DE TIRINTO, DANTE E GIOTTO, EXALTARAM COM ACENO TÃO HUMANO QUE PARECE DIVINO.

Giambattista Vico ou Giovan Battista Vico (Nápoles23 de junho de 1668 — Nápoles, 23 de janeiro de 1744) foi um filósofo italiano.

A era arcaica da Grécia (c. 700-500 a.C.) constituiu uma das épocas mais brilhantes e férteis da história da humanidade.

Idade Média é um período da história da Europa entre os séculos V e XV. Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna.

Representação idealizada de Homero feita noperíodo helenístico (Museu Britânico).

Data de nascimento928 a.C.
NacionalidadeGrécia
Data de morte898 a.C. (29 ou 30 anos)
Local de morteGrécia Antiga
Gênero(s)Poesia épica
Magnum opusIlíadaOdisseia

Homero foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia.




Tirinto ou Tirinte é um sítio arqueológico micênico situado na prefeitura da Argólida, na Grécia Antiga. Foi uma importante cidade da Grécia Antiga, situada na península do Peloponeso, a alguns quilômetros a norte de Náuplia.
É considerada um patrimônio da humanidade pela UNESCO, em conjunto com Micenas (como "Sítios Arqueológicos de Micenas e Tirinto"). Da cidade original, restam apenas alguns restos arqueológicos, como alguns muros e as ruinas do palácio real. A cidade já não existia no século II d.C., conforme relato de Pausânias, que visitou suas ruínas, e compara o destino de Tirinto (de maior cidade do seu tempo, sendo reduzida a nada anos mais tarde) ao da Babilônia.

Dante Alighieri, por Sandro Botticelli

Dante Alighieri (Florença, entre 21 de maio e 20 de junho de 1265 — Ravena, 13 ou 14 de setembro de 1321) foi um escritorpoeta e político italiano. É considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como il sommo poeta ("o sumo poeta"). Disse Victor Hugo que o pensamento humano atinge em certos homens a sua completa intensidade, e cita Dante como um dos que "marcam os cem graus de gênio". E tal é a sua grandeza que a literatura ocidental está impregnada de sua poderosa influência, sendo extraordinário o verdadeiro culto que lhe dedica a consciência literária ocidental.
Seu nome, segundo o testemunho do filho Jacopo Alighieri, era um hipocorístico de "Durante". Nos documentos, era seguido do patronímico "Alagherii" ou do gentílico "de Alagheriis", enquanto a variante "Alighieri" afirmou-se com o advento de Boccaccio.
Foi muito mais do que literato: numa época onde apenas os escritos em latim eram valorizados, redigiu um poema, de viés épico e teológicoLa Divina Commedia (A Divina Comédia), o grande poema de Dante, que é uma das obras-primas da literatura universal e um dos pontos mais altos atingidos pelo espírito humano. A Commedia se tornou a base da língua italiana moderna e culmina a afirmação do modo medieval de entender o mundo.
Essa obra foi originalmente intitulada Comédia e mais tarde foi rebatizada com o adjetivo Divina por Boccacio. A primeira edição que adicionou o novo título foi a publicação do humanista veneziano Lodovicco Dolce publicado em 1555 por Gabriele Giolito de Ferrari.
Nasceu em Florença, onde viveu a primeira parte da sua vida até ser injustamente exilado. O exílio foi ainda maior do que uma simples separação física de sua terra natal: foi abandonado por seus parentes. Apesar dessa condição, seu amor incondicional e capacidade visionária o transformaram no mais importante pensador de sua época.

Retrato anônimo, Museu do Louvre

Giotto di Bondone mais conhecido simplesmente por Giotto, (Colle Vespignano1267 — Florença1337) foi umpintor e arquiteto italiano.
Nasceu perto de Florença, foi discípulo de Cinni di Pepo, mais conhecido na história da arte pela introdução da perspectiva na pintura, durante o Renascimento.
Devido ao alto grau de inovação de seu trabalho (ele é considerado o introdutor da perspectiva na pintura da época), Giotto é considerado por Bocaccio o precursor da pintura renascentista. Ele é considerado o elo entre o renascimento e a pintura medieval e a bizantina.
A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura dos santos como seres humanos de aparência comum. Esses santos com ar humanizado eram os mais importantes das cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque na pintura. Assim, a pintura de Giotto vem ao encontro de uma visão humanista do mundo, que vai cada vez mais se firmando até o Renascimento.
Giotto, forma diminutiva de Ambrogio ou Angiolo, não se sabe ao certo, adotou a linguagem visual dos escultores, procurando obter volume e altura realista nas figuras em suas obras. Comparando suas obras com as do seu mestre, elas são muito mais naturalistas, sendo Giotto o pioneiro na introdução do espaço tridimensional na pintura europeia. Em seus trabalhos pela península Itálica, Giotto fez amizades com o rei de Nápoles e Bocaccio, que o menciona em seu livro, Decameron.
Papa Benedito XI quis empregar Giotto, que passaria então dez anos em Roma. Posteriormente, trabalharia para o Rei de Nápoles. Em 1320, ele retornou a Florença, onde chefiaria a construção da Catedral de Florença. Giotto morreu quando pintava "O Juízo Final" para a capela de Bargello, em Florença. Durante uma escavação na Igreja de Santa Reparata, em Florença, foram descobertos ossos na mesma área que Vasari tinha relatado como o túmulo de Giotto. Um exame forense parece ter confirmado que a ossada era mesmo de Giotto.
Os ossos eram de um homem baixo, que pode ter sofrido de uma forma de nanismo. Isso apóia uma tradição da Basílica de Santa Cruz de que um anão que aparece em um dos afrescos é um auto-retrato de Giotto.

TEMOS DE NOS FAMILIARIZAR COM OS PERSONAGENS DE NOSSA HISTÓRIA.ALIÁS, A HISTÓRIA JÁ NOS TORNOU FAMILIARES, CHAMANDO-OS APENAS PELO PRIMEIRO NOME OU PELOS APELIDOS.OUTRO ASPECTO DAS INCÓGNITAS DA CRÍTICA DE ARTE:A CRÍTICA RECONSTITUIU AS PERSONALIDADES, SEM CONSEGUIR DESCOBRIR O NOME DE BATISMO, DANDO A CADA UM UM NOME CONVENCIONAL:

  • PAULO / VERONESE - PAOLO CALIARI
  • TINTORETTO - JACOPO ROBUSTI
  • PALLADIO - ANDREA DI PIETRO MONARO
  • MAESTRO DELLA PALA DI SANTA CECILIA
  • MAESTRO DEL BAMBINO VISPO
  • PITTORE DAGLI OCCHI SPALANCATI
Paolo Caliari Veronese (Verona, cerca de 1528 — Veneza19 de abril de 1588) foi um importante pintor maneirista da Renascença italiana. 

Autoretrato de Tintoretto

Tintoretto, como era conhecido Jacopo Robusti, (Venezaca. 1518 — 31 de maio de 1594) foi um dos pintores mais radicais do maneirismo. Por sua energia fenomenal em pintar, foi chamado Il Furioso, e sua dramática utilização da perspectiva e dos efeitos da luz fez dele um dos precursores do Barroco. Seu pai, Battista Comin, era tintore (tingia seda), o que lhe valeu o apelido.

Retrato de Andrea Palladio, 1576

Andrea di Pietro della Gondola, vulgo Palladio (Pádua30 de novembro de 1508 — Vicenza19 de agosto de 1580) foi um arquitecto italiano.

Master of Santa Cecilia, Santa Cecília e histórias de sua vida, cerca de 1304

O chamado Mestre de Santa Cecilia (... - ...) foi um pintor anônimo italiano, uma das personalidades mais importantes da escola Giotto ativo em Florença e, provavelmente, também para Assis no início do século XIV.

Sainte Anne Marie e crianças, ao ar livre, Opera Museu de Santa Croce.

Maestro di bebê Vispo é um italiano pintor, um dos mestres anônimos do décimo quinto século, identificou o século xx pelo historiador de arte Osvald Siren (1879 - 1966).

Este nome é devido a um conjunto de pinturas do mesmo artista e assim designado para o sorriso da figura do Menino Jesus:
Pietro di Domenico da Montepulciano (ativo entre 1418 e 1422), Parri Spinelli (1387 - ca 1453), Miguel Alcanyis (ativo entre 1408 e 1447) e Gherardo Stamina (1354-1403) foram, cada um, sucessivamente creditado para estas pinturas.

 A PINTURA "MADONNA IN TRONO CON SANTI" ATRIBUÍDA A JACOPO DI RAFFAELLO FRANCHI, FOI PUBLICADA NUMA REVISTA  DE 1932 POR BERNARD BERENSON, UM DOS MAIS ILUSTRES MESTRES DA CRÍTICA, NUM ARTIGO INTITULADO "QUADROS À PROCURA DE CASA". ISTO REVELA QUE SE CONHECEM QUADROS POR OUVIR DIZER, OU ATRAVÉS DE ILUSTRAÇÕES E QUE NÃO SE SABE ONDE ESTEJAM.  ESTE QUADRO, A CRÍTICA O ATRIBUIRÁ DEPOIS AO MAESTRO DELLA CROCEFISSIONE GRIGGS.

Giovanni Francesco Toscani, também conhecido sob o nome Maestro Crucificação Grigg (Florence, 1372 -Florença, 2 de Maio de 1430), era um pintor italiano.



Bernard Berenson (June 26, 1865 – October 6, 1959) was an American art historian specializing in the Renaissance. He was a major figure in pioneering art attribution and therefore establishing the market for paintings by the "Old Masters".


O NOME CONVENCIONAL DE UM ARTISTA PODE AINDA SER DADO TAMBÉM PELO PROPRIETÁRIO DE UMA OBRA. QUEM POSSUI E CONSERVA AS OBRAS, ESTAS NOBRES PESSOAS QUE SE CHAMAM AMADORES E COLECIONADORES, SÃO OS BENEMÉRITOS DA HISTÓRIA DA ARTE.EXISTEM CENTENAS DE MANUAIS PARA ESTUDAR HISTÓRIA DA ARTE MAS CONSIDERAMOS RARO ENCONTRAR UM QUE ABRA CAMINHO AO ESTUDO, QUE AUXILIE O LEITOR E FACILITE SUA COMPREENSÃO:
  • DEFINIÇÕES SEMPRE MUITO ESCOLÁSTICAS
  • A ARTE SEMPRE PARTE DA ARTE GREGA ENCAMINHANDO-SE PARA O ROMANTISMO
  • RARO ENCONTRAR UM CAPÍTULO SOBRE A ARTE CONTEMPORÂNEA E PARA AS CORRENTES DE VANGUARDA
  • MUITO RARO ENCONTRAR ALGUÉM QUE FALE COM PRECISÃO DA ARTE PRIMITIVA ANTERIOR À DOS GREGOS.
POR ISSO MENCIONAMOS DESDE AS PRIMEIRAS LIÇÕES OS NOMES DE PICASSO, ROUAULT, WRIGHT, NEUTRA E OUTROS ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS VIVOS.

Richard Joseph Neutra (Viena8 de abril de 1892 – Wuppertal16 de abril de 1970) foi um arquiteto austro-americano. Vivendo e trabalhando a maior parte de sua carreira no Sul da Califórnia, se tornou um dos mais importantes arquitetos da terceira geração do movimento moderno.

Menir, também denominado perafita, é um monumento pré-histórico de pedra, cravado verticalmente no solo (ortóstato), às vezes de tamanho bem elevado (megálito denominado menir).
A palavra menir foi adotada, através do francês, pelos arqueólogos do século XIX, com base nas palavras do Bretão, significando men = pedra e hir = longa (comparar com o Gaélicomaen hir = pedra longa). No Bretão moderno usa-se a palavra peulvan. Em português também se denomina perafita, do latim "petra ficta" ("pedra fixa/fincada").



Os dólmens são monumentos megalíticos tumulares colectivos (datados desde o fim do V milénio a.C. até ao fim do III milénio a.C., na Europa, e até ao I milénio, no Extremo Oriente). O nome deriva do Bretão dol = mesa emen = pedra. Também são conhecidos por antasorcasarcas, e, menos vulgarmente, por palas. Popularmente, são também por vezes designados por casas de mourosfornos de mouros ou pias.

Os dólmenes caracterizam-se por terem uma câmara de forma poligonal ou circular utilizada como espaço sepulcral. A câmara dolménica era construída com grandes pedras verticais que sustentam uma grande laje horizontal de cobertura. As grandes pedras em posição vertical, denominadas esteios ou ortóstatos, são em número variável entre seis e nove. A laje horizontal é designada de chapéu, mesa ou tampa. Existem câmaras dolménicas que chegam a ter a altura de seis metros. Quando a superfície da câmara dolménica não supera o metro quadrado, considera-se que é um monumento megalítico denominado cista.
Ao que tudo indica, os dólmenes apresentavam outrora sempre encobertos por um montículo artificial de terra, geralmente revestidos por uma couraça de pequenas pedras imbricadas, formando aquilo que se designa por uma mamoa ou tumulus.
DESTRUIR ESSE CRITÉRIO ESCOLÁSTICO DE SEPARAR O PASSADO DO PRESENTE E DE QUE TUDO QUANTO HOUVE ESTÁ VALENDO, E O QUE SE FAZ HOJE EM DIA TEM O MESMO VALOR HISTÓRICO DAQUILO QUE SE FAZIA NO PASSADO.

arte pompier é um estilo artístico que floresceu especialmente na França durante o final do século XIX como um revivalismo de temas e formas clássicas numa atmosfera sentimental romântica e acadêmica.

O termo pompier significa "bombeiro", a partir dos capacetes usados pelos homens do fogo franceses que se pareciam com elmos gregos, e foi usado em sua origem de forma irônica para indicar uma arte vista pelos românticos e realistas mais rigorosos como afetada e insincera. Também é constante sua associação com pompeux, "pomposo".
Apesar do grande prestígio de que desfrutou entre os círculos acadêmicos e oficiais em sua época, e entre o seu mercado consumidor burguês, o estilo logo caiu em desuso e passou a ser desprezado pela crítica do século XX, mas recentemente tem experimentado uma reavaliação em bases mais favoráveis, em especial através do Musée d'Orsay, onde obras dessa corrente são expostas em pé de igualdade com os grandes realistas, impressionistas e românticos da época.
William-Adolphe BouguereauPaul-Jacques-Aimé BaudryAlfred AgacheAlexandre Cabanel e Thomas Couture estão entre seus representantes mais típicos.
TENHO UM AMIGO QUE REGE A MAIS IMPORTANTE CÁTEDRA DE HISTÓRIA DA ARTE QUE EXISTE NO MUNDO, PROFUNDO CONHECEDOR MEDIEVAL, VERSADO EM ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA . PERGUNTEI-LHE QUE ARTE APRECIAVA ENTRE A DOS PINTORES VIVOS, ELE CITOU NOMES DE PINTORES ACADÊMICOS QUE CHAMAMOS DE POMPIERS. POR OUTRO LADO, FALANDO HÁ TEMPOS COM UM CRÍTICO DE ARTE CONTEMPORÂNEA, NÃO SÓ JAMAIS OUVIRA FALAR DE MASOLINO DA PANICALE COMO FAZIA REFERÊNCIA A UM GRANDE PINTOR ANTIGO ITALIANO QUE NA REALIDADE, NÃO PASSAVA DE UMA FIGURA DE TERCEIRO PLANO.

A Anunciação

Masolino da Panicale (ou simplesmente Masolino) (1383 - 1447) foi um pintor italiano do começo do Renascimento. Seus trabalhos mais conhecidos são as colaborações com MasaccioA Virgem e o Menino com Santa Ana e os afrescos da Capela Brancacci.
Nasceu na Úmbria e estudou a escultura, sendo discípulo de Stamina e colaborador de Lorenzo Ghiberti. Seus primeiros trabalhos estavam dentro do estilo Gótico Internacional. Estudou a perspectiva, como Masaccio, com quem colaborou em Florença em diversos afrescos da Capela Brancacci e na Igreja de Santa María del Carmine. Em 1427, viajou para a Hungria e em 1428 foi para Roma, onde colaborou novamente com Masaccio nos afrescos da Santa Maria Maior.

A ARTE É UMA SÓ: NÃO TEM LIMITES DE TEMPO, NÃO TEM LIMITES DE ESPAÇO, TEM SIM UMA DIMENSÃO MISTERIOSA PELA QUAL PENETRA INTEIRAMENTE NOSSO ESPÍRITO. NÃO PODEMOS SER PARCIAIS AO JULGÁ-LA. DIANTE DE SUAS MANIFESTAÇÕES DEVEMOS PERMANECER COM UM ESPÍRITO DE COMPREENSÃO E DE SURPRESA.  PODEMOS ESPECIALIZAR-NOS NO ESTUDO CONFORME NOSSAS INCLINAÇÕES E NOSSO LIMITES CULTURAIS, MAS PRECISAMOS ANTES PROCURAR CONHECER SEU ORGANISMO.  O MÉDICO QUE SE ESPECIALIZA EM OFTALMOLOGIA NÃO PODE IGNORAR QUE, ALÉM DO NERVO ÓPTICO, HÁ O RESTO DO SISTEMA NERVOSO, HÁ O SANGUE, O ORGANISMO, SUA MISTERIOSA COMBINAÇÃO MECÂNICO-QUÍMICA. OS MELHORES MÉDICOS SÃO OS MÉDICOS DA ROÇA, QUE FAZEM DE TUDO, QUE TÊM UMA EXPERIÊNCIA GERAL E SE PREOCUPAM SEMPRE COM O ORGANISMO TODO. FOMOS, DE CERTA FORMA, MÉDICOS DA ROÇA, PROCURANDO SABER UM POUCO DE TUDO, PARA QUE A NOSSA HISTÓRIA DA ARTE FOSSE SIMPLES. ESCRAVOS QUE SOMOS DE NOSSOS INSTINTOS, DOS MUNDOS CULTURAIS QUE NOS DOMINAM, PROCURAMOS NOSSO PRAZER ESTÉTICO. EM MEUS TEMPOS DE MOÇO APRECIAVA:
  • A PINTURA OBJETIVA, DENÚNCIA DA INJUSTIÇA HUMANA
  • AS VENEZAS DOS PINTORES INGLESES RETARDATÁRIOS DE UM SÉCULO COM RELAÇÃO A TURNER
  • AS ESTRAMBOTICES DECORATIVAS DE KLIMT
  • OS RABISCOS GEOMÉTRICOS E FLORES ENTRANÇADAS
  • AS AUDÁCIAS ESTILÍSTICAS DE ANDERS ZORN
Autorretrato de Anders Zorn em 1915

  • FLUTUAVA NO DANTESCO DE DANTE GABRIELE ROSSETTI



ERA A MINHA ÉPOCA. TIVERA EU A SORTE DE COMPREENDER O TEMPO QUE CORRESPONDIA A UM DESEJO HUMANITARISTA, SOCIALISTA E AO MESMO TEMPO, RETÓRICO. AINDA SE LIA ZOLA, D'ANNUNZIO ENCANTAVA E OS POETAS SIMBOLISTAS E DECADENTES COMEÇAVAM A ABRIR CAMINHO EM NOSSO SENTIMENTALISMO.


Émile Zola (Paris2 de abril de 1840 — Paris, 29 de setembro de 1902) foi um consagrado escritor francês, considerado criador e representante mais expressivo da escola literária naturalista além de uma importante figura libertária da França. Foi presumivelmente assassinado por desconhecidos em 1902, quatro anos depois de ter publicado o famoso artigo J'accuse, em que acusa os responsáveis pelo processo fraudulento de que Alfred Dreyfus foi vítima.

EU ERA UM RAPAZOLA QUANDO LI QUE MARINETTI QUERIA DESTRUIR OS MUSEUS E QUE BOCCIONI PROCLAMAVA: SOMOS OS BÁRBAROS DE UMA NOVA SENSIBILIDADE. FALAVA-SE DE FUTURISMO, CUBISMO, METAFÍSICA.


Placa no Corso Venezia, 23, em Milão, que comemora a fundação, por Marinetti, da revista "Poesia", que lançou o Futurismo.



Filippo Tommaso Marinetti (AlexandriaEgito22 de dezembro de 1876 — Bellagio2 de dezembro de 1944) foi um escritor, poeta, editor, ideólogo, jornalista e ativista político italiano. Foi o iniciador do movimento futurista, cujo manifesto publicou no jornal parisiense Le Figaro, em (20 de fevereiro de 1909).



Umberto Boccioni (Reggio di Calabria19 de Outubro de 1882 - Verona17 de Agosto de 1916) foi um pintor e escultor italiano, do movimento futurista. É talvez o mais célebre futurista italiano.

ERAM BÁRBAROS PARA OS GREGOS OS POVOS QUE FALAVAM UMA LÍNGUA DIFERENTE DA SUA. 
EU DESCOBRI CÉZANNE E OS IMPRESSIONISTAS. 



Paul Cézanne (Aix-en-Provence19 de janeiro de 1839 — Aix-en-Provence22 de outubro de 1906) foi um pintor pós-impressionista francês, cujo trabalho forneceu as bases da transição das concepções do fazer artístico do século XIXpara a arte radicalmente inovadora do século XX. Cézanne pode ser considerado como a ponte entre o impressionismodo final do século XIX e o cubismo do início do século XX. A frase atribuída a Matisse e a Picasso, de que Cézanne "é o pai de todos nós", deve ser levada em conta.

PROCUREI COMPREENDER. AOS 20 ANOS DE IDADE ADQUIRI UM MODIGLIANI E PROCUREI COMPREENDER A ARTE DOS PRIMITIVOS. FUI DEPOIS À GRÉCIA E NO CONGRESSO DOS MUSEUS NO MÉXICO, MAIS PARA VER AS PEDRAS DOS MAIAS DO QUE PRA OUVIR MEUS COLEGAS PREOCUPADOS EM COMO ORGANIZAR E MANTER UM MUSEU. 

Grécia

México

Maias

NÃO DIGO ISSO PRA FALAR DE MIM MESMO, MAS PRA EXPLICAR QUE CADA UM DE NÓS DEVE FORMAR-SE A SI PRÓPRIO, DEVE COMPREENDER, DENTRO DE SI MESMO E APRECIAR O MUNDO COM ALMA PRÓPRIA.